quinta-feira, 21 de maio de 2015

BILLY IDOL- KINGS & QUEENS OF THE UNDERGROUND

Por Pachá
Após quase uma década sem trabalho novo, o rebel yell volta com kings & Queens of the underground. O trabalho lançado em 2014 em nada lembra as fases mais rebeldes do "punk boutique" como alguns costumavam rotula-lo, desconhecendo que o punk inglês foi uma criação de boutique por trás da visão fashion de Vivianne Westwood e Malcom McLaren quando inventaram o Sex Pistols ou mesmo desconhecer que o sujeito antes de emplacar hits como "Dance with myself", "White Wedding" e "Rebell Yell" foi líder do generation X e mesmo antes do pop-punk já existia Billy Idol.

Artista algum em seu processo de criação consegue fugir do contexto que vive, ou seja, do momento que esta passando. E quando esse sentimento é expurgado com estilo pode alcançar o status de arte. Bem, não é o caso de Kings & Queens... o disco carece de pegada punk-rock, peso e a maioria das faixas são de uma limpeza e leveza comercial. Outro fato é que sujeitos como Idol sempre vão ter credibilidade, seja pelo passado, seja pela postura diante de sua arte e vida. 

E dentro do explicado foi o que me levou a comprar esse CD, sim eu ainda compro CD e ao escutar seguidas vezes é possível encontrar boas passagens ao estilo oitentista. Os pontos altos do CD são "Bitter Pill" tem velocidade e algum peso mas se perde em guitarras sem agressividade de Steve Stevens. Logo em seguida vem "Can't break me Down" com os mesmos sintomas, mas ainda sim nos remete ao passado mais jubiloso do artista que no auge da carreira também amargou algumas derrotas, o fim do relacionamento de 10 anos com Perri Lister e no ano seguinte o acidente de moto. E como forma de exorcizar os demônios do passado ou mesmo redenção deste vem "Save me Now" e "Whiskey and Pills" que tenta uma releitura de anos mais criativos. Essas quatro faixas valem o disco que esta por volta de 28 $dilmas. E depois é gratificante ver um sexagenário fazendo Rock como se fosse um garoto de 20!

Vale lembrar que sem usar um ghoswriter ele escreveu sua biografia Dance With myself esse trabalho consumiu 6 anos de sua vida e já esta a venda nas livrarias brazucas!






Nenhum comentário:

Postar um comentário