terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Grande Fome


Por Pachá
John Fante morreu em 1983 aos 74 anos. Seus livros foram inspirações para Bukowski que o visitou em seus ultimo dias, quando ele  Fante já estava cego decorrente da diabetes. O estilo de Fante é limpo, conciso, sensível e por vezes carregado de ódio e ressentimento de quem quer mostrar as cicatrizes espalhadas pela alma, não por vaidade ou pedantismo e sim porque é preciso.

Filho de italianos, Fante retratou de forma crua e por vezes penosa a miséria de sua família. A resignação de sua mãe. A negligência e humilhação do pai e das constantes brigas entre tios, tias e primos e da sua infância com seus irmãos. Ele também escreveu sobre suas aventuras em Hollywood como roteirista. Sua obra mais conhecida, Pergunte ao Pó tem ensaio nessa coleção de contos garimpado por Stephen Cooper em escritos que Fante não utilizou em publicações anteriores. Trata-se de uma obra postmortem. 

Essa coleção assim como toda sua obra esta fincado no autobiográfico. Em alguns contos tomamos conhecimento do Fante aspirante a escritor, em algumas obras ele fala a respeito, como em Pergunte ao Pó, mas ele já havia saído de casa e tentado a sorte como escritor em cidade como Bunker Hill e mais tarde Hollywood.

Os 18 contos contidos nessa coletânea são bem encadeados e bem alinhados com temas e narrativas de seus trabalhos anteriores, alguns foram ditados para sua mulher quando o escritor já cego. Outros foi abandonado pelo escritor por acha-los fraco ou por ter escrito algo mais potente. Mas o que se tem ao longo do livro, que pode ser lido de forma aleatória, é o característico humor por vezes acido e sensível de Fante com trato do outro e entre seu parentes. Um ou outro conto, em minha percepção, é fraco, mas o conjunto da obra agrada pelo estilo coloquial e acessível sem rebuscadas ou tiradas eruditas. Uma leitura leve, mas com profunda propriedade de lugar de fala e vivacidade.





OBRAS DE FANTE

Dago Red (1940)
Full of Life (1952)
Bravo, Burro! (1970)
Rumo a Los Angeles (título no Brasil) ou Estrada para Los Angeles (título em Portugal) - no original Rumo a Los Angeles (1985)
O Vinho da Juventude (1985)
A Oeste de Roma (1986)
Prologue to Ask the Dust (1990)
The Big Hunger (2000)
The Bandini Quartet (2004)




Nenhum comentário:

Postar um comentário