Filme intimista, minimalista e sobretudo com profundo olhar ecológico para ecossistema da baia de Sepetiba que vem sendo degradado pela especulação imobiliária e industrial agravada com a instalação da siderúrgica ThyssenKrupp em 2007 no município de Santa Cruz.
Com atuações de Fernando Alves Pinto, Branca Messina e Nélia Tavares o filme retrata a vida do casal João e Isaura, ele pescador que precisar adentrar cada vez mais no mar aberto para conseguir o peixe fazendo do seu retorno sempre um tormento para Isaura que o espera sempre fazendo crochê e o desfazendo quando ele retorna. Com fotografia exuberante do cemitério de barcos, lama e desolação o filme nos mostra como a degradação do meio ambiente pode afetar nossas vidas.
De poucos diálogos o distanciamento do casal é dado pela passagem do tempo na metáfora do crochê e dos estranhos objetos que a rede de João arrasta. Todo ambientando em locação externa e luz natural, confere a fotografia de Luis Abramo um grande atrativo para criar a narrativa poética do assoreamento da baia de Sepetiba.
Direção: Eveline Costa e Oswaldo Eduardo Lioi
Roteiro: Oswaldo Eduardo Lioi
Fotografia: Luis Abramo
Direção: Eveline Costa e Oswaldo Eduardo Lioi
Roteiro: Oswaldo Eduardo Lioi
Fotografia: Luis Abramo
Nenhum comentário:
Postar um comentário