domingo, 25 de dezembro de 2016

Lista: Melhores Filmes de 2016

Por Pachá
Apanhado dos filmes que assisti em 2016... A ordenação abaixo não leva em conta uma classificação decrescente, e sim o filme que veio primeiro em mente numa lista de 10.

Isabelle Huppert em atuação impagável com direção segura de Verhoeven nos brinda com um suspense repleto de situações no limiar entre a realidade e o surrealismo.


O cinema do grego Yongos Lanthimos sempre me surpreende, primeiro em Dente Canino e agora com The Lobster. Atuações fantásticas, roteiro envolvente. Umas das melhores atuações de Collin Farrel certamente. Tem também Rachel Weisz e a queridinha do momento Léa Seydoux.

Filme despretensioso, mas com grande energia, fotografia exuberante, atuações convincentes e o ultimo trabalho do ator Anton Yelchin, falecido em 2016.



O terror psicológico em sua melhor forma. Atmosfera sombria com direção certeira de Robert Eggers.

Gabriel Mascaro faz curioso retrato dos bastidores das vaquejadas no interior do Brasil. Cazaré e Maeve Jinkings em atuações mais que corretas.

Esse documentário além de possuir uma história atual, questão dos imigrantes, tem também fotografia exuberante.

Almodóvar em grande forma na exploração do universo feminino. Alguns pode achar uma releitura de seu próprio cinema, e vê nisso algo negativo. Em minha percepção, não vejo problema algum, desde que a narrativa mantenha o estilo que o consagrou, e é isso que se vê em Julieta.


Não há muito o que se falar de filme de zumbi, a não ser a abordagem dos dramas que compõe a trama principal, a sobrevivência numa epidemia zumbi, e o que se tem em  Trem para Busan (no Brasil Invasão Zumbi) é uma história segura com dramas sólidos e convincentes.
Direção segura mesmo caindo em alguns clichês. Don't Breath é envolvente pois não demora a entrar no cerne da questão, uma vez disparado o gatilho da trama, a ação toma conta até o final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário