segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Fundação - Trilogia

 
Por Pachá

Não há dúvida de que o nome Issac Asimov é sinônimo de ficção científica, e a trilogia Fundação é sua obra mais importante. 

A estrutura narrativa empregada nos três volumes é centrada em diálogos e pensamentos sobre o plano Seldon. Hari Seldon foi importante cientista que previu de forma matemática a decadência do império galático e caso seu plano fosse seguido, encurtaria o período de barbarie do interregno em mil anos.

Produzido na era de ouro do sci-fi americano, (1938-48), Fundação tem grandes saltos, elipses, de séculos os quais são enfatizados por crises que põe em funcionamento o plano Seldon e lideres do período.

Escrito entre os anos de 1942 e 1953, e publicado, como de costume, em revistas do gênero, no caso da Fundação, Astounding Magazine, Fundação é considerada pelo critica especializada como romance fundamental para entender o gênero literário sci-fi no séc. XX.

Não há heróis, e sim personagens sagazes que entenderam a importância do plano Seldon e as crises que emergiram com a fragmentação do império, e aqui cabe falar que há todo um paralelo com grandes impérios, e o Romano é o mais notório. E a medida que há os saltos e as crises, é possível fazer mais paralelos, e a passagem mais notável é do Mulo um mutante que consegue ler e influenciar emoções, uma singularidade que não estava prevista no plano Seldon, que podemos sem muito esforço comprar aos grandes ditadores fascistas.Porém Seldon havia criado duas fundações, uma em cada extremo da galáxia. E com surgimento do Mulo há o grande suspense da trama, que é saber a localização da segunda Fundação, já que essa poderia impedir o apetite do Mulo em conquistar toda a galáxia.

Embora o livro não seja datado, e ai reside o gênio de Asimov, é difícil ler a obra sem as imagens que já possuímos dos milhares de filmes do gênero que beberam em sua fonte, e Star Wars é um dos exemplo seguido por vários outros.

E para quem já é familiarizado com a escrita de Asimov, os diálogos da Fundação lembra em muito o livro O enigma dos Viúvas Negras, claro, escrito muito depois da Fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário