Por Pachá
Adotar práticas criativas para soluções de problemas ou criação, não necessariamente deve ser algo exclusivo para artistas. E a partir dessa premissa Gompertz investiga o processo criativo de artistas como DaVinci a Ai Weiwei.
O autor defende que a criatividade pode ser desenvolvida, e que conectar idéias e realiza-las, não é oficio apenas do artista.
Os artistas mais consagrados do mundo erraram muito mais que acertaram. Eram pessoas comuns, mas persistentes. Não se limitavam à ideias prontas e estavam sempre em busca de mais conhecimento. Curiosidade é uma habilidade sempre presente no artista, mas que sempre estava aliada ao foco. Pensar como um artista abre sua visão para o todo, mas não nos permite apenas observar.
Não se render ao primeiro fracasso é parte fundamental da jornada do pensamento criativo. Gompetz ilustra alguns casos de persistência e resiliência de artistas como Van Gogh para citar algum.
“é absolutamente meu dever fazer dinheiro com meu trabalho.” E essa fala de1883 de Vicent Van Gogh é uma síntese da importância de buscar conferir valor ao seu trabalho.
Gompetz que é editor de arte da BBC, e autor do livro Isso é arte? desenvolve com grande propriedade, ainda que abrace aspectos de coach, de auto ajuda, com frases de efeitos, mas que detalha de forma muito atraente o processo de alguns artistas consagrados.
O livro não oferece panaceias do tipo, faça isso ou aquilo para obter sucesso ou fortuna com sua arte, e sim exemplos para se inspirar, seja qual for sua área da atuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário