domingo, 12 de julho de 2020

Stoker

Por Pachá

Com influência de Shadows of a Doubt 1943 de Hitchcock, Chan-Wook cria uma estória com atmosfera tensa, misteriosa que funciona até a metade, depois cai no lugar comum dos filmes do gênero.

India (Mia Wasikowska) é uma adolescente apegada ao pai (Dermont Mulroney), cujo hobby, caçar aves, cria forte laço de amizade entre eles, o que demanda certa dose de ciúmes, ainda que velado, de sua mãe Evelyn (Nicole Kidman). Misteriosamente o pai morre em um acidente, e mais de repente ainda aparece um tio, Charles (Matthew Goode) o qual India nunca ouviu falar. Ainda que contenha certa previsibilidade, Chan-Wook consegue criar uma boa atmosfera, principalmente pelas atuações do trio, Mia-Nicole-Goode, e o que parece ser o inicio de um triangulo amoroso é na verdade um chamado para a natureza mais destrutiva do ser humano.


As ciências sociais atestam que a violência é inerente ao ser humano, não existe sociedade sem violência, mas que a natureza humana é complexa, que da mesma maneira que temos propensão para violência, temos meios para controlar essas pulsões. Cha-wook trabalha sempre essas questões em seus filmes, old boy, é seu maior exemplo. Em Stoker, não há esses controles, não há empatia, auto controle, normas morais e para India a vida de uma pato selvagem vale tanto quanto a do colega de classe que tenta humilha-la, ameaça-la, 

Fotograficamente os slides zoom in/out de Chung-hoon me incomodaram, pois se eram para potencializar as tensões de cenas, como a do dueto no piano entre India e Charles, acabou por ser uma espécie de alivio de tensões. A paleta de cores, é um atrativo, sempre com tons aristocrático, para India tons quase infantis e de contos de fábulas que contrasta com o gatilho da psicopatia com a chegado do tio. O medo crescente de Evelyn que já via a filha como uma esquisita, agora sem o pai, todo contato com ela é um confronto que ela sabe que não pode vencer.

O desfecho poderia ser mais cuidadoso, mas que coroa o tema, que é a caça, e quando o meio fica desprovido desta, é preciso ir para outros espaços, espreitar e atacar no momento certo. India sai de seu pequeno mundo para algo que possa alimentar e conferir ainda mais sofisticação aos seus métodos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário