sábado, 10 de março de 2012

Beau-Pére - A Filha da Minha Mulher 1981


Por Pachá

Filme causou grande polêmica por onde passou. Rémi (Patrick Deware) é pianista de sofisticado hotel, mas teme que não tem talento para passar disto. Sua esposa Martine (Nicole Garcia) é modelo fotográfica que já perdeu flor da idade. O casal passa por difícil situação financeira. Martine tem uma filha de seu primeiro casamento, Marion (Ariel Basse) de 14 anos. Num golpe inesperado do destino, Martine Morre. 

Sozinhos, Remi e Marion tentam conduzir suas vidas. Marion por decisão de Remi vai morar com pai biológico Charly (Maurice Ronet), mas Marion se rebela, recusa-se a morar com pai. Não tarda e Marion explica que está apaixonada por Remi. 

Nesse drama entre um adulto de 30 anos e adolescente, Bertrand cria casta atmosfera de erotismo. Marion demonstra ser mais evoluída que parece, quando tenta convencer Remi de que ele é a melhor pessoa para inicia-la na vida sexual. Remi reluta, mas Marion é incansável e os argumentos usados por ela é de uma precisão cartesiana, e gera lindos diálogos. Por fim, como Remi mesmo diz - Não quero ser mais herói. E paixão entre os dois explode. 


É bom notar que o filme nada tem de pedófilo, até porque, toda iniciativa parte da madura Marion. A cena em que eles vão ao motel pra primeira relação, é de uma inocência quase poética. Remi não tem dinheiro sequer pra pagar quarto, Marion lhe dá mil francos. Decididos, os dois mantém romance em segredo. Bertrand usa muito bem a segurança cênica de Ariel e a inocência do personagem de Patrick, proporcionando atraente e comovente historia de amor. O filme é duma beleza pura recheado de passagens belíssimas. O final é bem interessante.

Os filmes de Bertrand orbita nesse mundo de prostitutas, cafetões, triângulos amorosos amores complicados. Até então único filme que tinha visto dele era Por amor ou por dinheiro, com Monica Bellucci como prostituta e Gerard Depardieu como cafetão. 



7 comentários:

  1. é uma historia de amor romantica! na vida real a Pedofilia é bem violenta e cruel! mas pelo que li não é mesmo o caso desse filme!! vou assistir!! gostei do blog!tenha muito sucesso e felicidades em seus projetos!!Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, muito obrigado. Os filmes de Bertrand Blier são sempre passíveis de polêmicas, já que ele possui olhar fora das convenções sociais.

      Excluir
  2. Como assisto? Não estou conseguindo

    ResponderExcluir
  3. Como assistir tem alguma plataforma?

    ResponderExcluir