quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Heat



Por Pachá

Quando vasculhamos a filmografia de Michael Mann fica claro que a praia do sujeito são os filmes de policia e bandido. Para alguns cinéfilos como eu, o nome Michael Mann será sempre associado ao seriado Miami Vice (1984-1990) no qual era produtor e que mais tarde, em 2006 veio a dirigir o longa de mesmo título, estrelado por Collin Farrell e Jamie Foxx. O longa, em minha percepção, não conseguiu reproduzir atmosfera do seriado, e os atores embora bons, não tinham mesma carisma para viver James Crokett e Ricardo Tubbs, respectivamente Don Johnson e Phillip Michael Thomas.

Em 1995 Michael Mann leva as telas heat, escrito e dirigido por ele mesmo. Em minha opinião um dos melhores filmes de policia e bandido. Cuidadosamente o roteiro preza pela relação de poder entre um tenente da homicídios de Los Angels, Al Pacino e um meticuloso líder de uma gangue, De Niro, especializada em roubos bem planejados. A primeira cena do filme em que a gangue rouba um carro forte que transporta títulos ao portador, da a tônica da ação. Não há perseguições de carros nem explosões cinematográfica. O drama condutor da história esta centrada nas relações de gangue, integrantes, policia e dramas pessoais, principalmente do tenente Vincent Hanna (Al Pacino) que como bem define, está em um relacionamento, o terceiro casamento, morro abaixo e Neil McCauley (Robert De Niro) um solitário que vive sob a regra de não se apegar a nada que não possa se livrar em 30s. No confronto entre os dois personagens podemos verificar a grandeza dos dois atores. Al Pacino na pele de sagaz investigador de homicídios, em minha percepção, não convence, muito embora tenha atuação correta. O mesmo não se pode dizer de De Niro este sim não só convence como cria um intenso sentimento de carisma que nos faz torcer pelos bandidos. Há interessante cena na qual os dois personagens, cônscios de suas condições travam dialogo olho no olho. E após assistir a esse filme pelo menos cinco vezes, me dei conta da sutil diferença desses dois grandes atores, principalmente nessa sequência. De Niro seguro de sua interpretação, conduz com veracidade seu personagem, o mesmo não acontece com Al Pacino e seu personagem.


Porém não só nas atuações de Pacino e De Niro fazem de heat, no Brasil com título de Fogo contra Fogo, um grande filme de assaltos, as cenas de ação, e não são muitas, são bem trabalhadas e uma vale todo o filme, e também é o ápice da trama. A troca de tiros entre a gangue ao fugir de assalto a banco é de tirar o fôlego. Nesta cena fica patente a intimidade e domínio de Mann para dirigir cenas de ação. E como curiosidade, esta sequência foi utilizada pela MRCD de San Diego (
United States Marine recruits at MCRD San Diego) como exemplo para treinamento de recrutas se comportar sob fogo inimigo e amigo. 

O roteiro escrito por Mann foi fruto de investigação e contribuição dos arquivos da policia de Chicago, o confronto entre Neil e Hanna é baseado em fatos reais entre o investigador Chuck Adamson e o verdadeiro Neil McCauley. Adamson ajudou também na composição do personagem de profissão ladrão (Thief) de 1981 estrelado por James Cann. O personagem Waingro (Kevin Cage) também é baseado na vida de um criminoso real de mesmo nome Waingro. 


Heat foi a volta magistral de Mann ao gênero policial, dado que ele vinha de séries de TV e do filme, O ultimo dos moicanos 1992, que estavam fora da temática que o consagrou, policia e bandido. 

Mas com toda a produção, pesquisa e cenas de ação os filmes de Mann pecam por certa pieguice, o crime não compensa, e o bandido ao final morre, conferindo aos seus longas um fim previsível. Outro fato que tira veracidade interna é a falta de sangue, mesmo nas cenas em que fica notório o uso e abuso do mesmo, prevalece pudor. Em uma cena beira ao incomodo, em que Trejo personagem de Danny Trejo é encontrado por Neil. Trejo esta em um cômodo, com pouca luz, imóvel fruto de uma sessão de tortura  e quando câmera foca em seu rosto, apenas um filete de sangue escorre de nariz e boca. Não condizente com diálogo da sequência, pedido de Trejo de que o mate, pois não ira sobreviver.

Embora os dois protagonistas dominem as cenas, as atuações dos demais atores ajudam não só como interlocutor dos personagens principais e seus dramas, como suporte para desenrolar da trama. Kevin Cage como Waingro encabeça essa lista, Val Kilmer que na ocasião estava as voltas com as filmagens de Batman, e embora seja um grande nome do elenco não faz jus, pois suas falas são mínimas e atuação parece no automático, talvez pelo fato do nome primeiro para o papel tenha sido Kenu River que vinha do sucesso Point Break (Caçadores de Emoção 1991) e optou por interpretar Hamlet no teatro a heat. Natalie Portman como enteada de Hanna também é exemplo de preocupação com o elenco coadjuvante, Natalie também vinha de ótima atuação em Léon (O profissional de 1994). Jon Voight como agenciador da gangue Nate também dá grandeza a trama, o que vai conferir ao conjunto da obra o ótimo filme que é.

Em 2015 esta previsto lançamento de blackhat (hacker) estrelado por Chris Hemsworth e de acordo com a storyline parece estar dentro do gênero policia e bandido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário