segunda-feira, 14 de março de 2011

O Contrato


Por Pachá 
Filme lusitano sobre um assassino profissional (hitman). McShade (Pedro Lima) é um veterano de guerra que agora vende seus conhecimentos de matar. Após um um trabalho que deu errado (sempre), o hitman precisa limpar sua barra e volta para Portugal onde é contratado para um novo contrato. Procurando uma maneira de realizar tal serviço, que a principio parece difícil, nosso hitman vai se emaranhando numa rede de intrigas.

A fotografia lembra um pouco as novelas da globo, no duro. Os planos e movimentos de câmeras são bem elaborados, mas a construção dos personagens são a parte questionável do filme, pois estas são rasas, embora a trama seja bem arquitetada pelo roteiro.


O Contrato foi inspirado no livro de Dinis Machado, Requiem para Don Quixote, ainda não consegui por a mão em nenhuma edição brasileira e muito menos consegui comprar uma edição portuguesa. 

Embora seja um tema que tenha um algoritmo bastante conhecido, sempre a vontade de largar a vida de matar,  um amor recém descoberto, etc. No elenco também conta com a participação de Claudia Vieria como a  enfermeira Julia que ajuda nosso hitman, e por quem este se apaixona. As atuações não são boas nem ruins, mas convincentes em certos momentos e outros apenas sem qualquer brilho. O diretor Nicolau Breyner, que também participa  como Sr. Thanatos, até que se sai bem criando um filme com certa elegância e que descontando os clichês, não são muitos, embora berrantes é um bom representante do gênero quando analisado de forma macro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário