sábado, 28 de maio de 2016

A Psicologia das Cores

Por Pachá
O livro de Heller além de elucidar sob ótica histórica a construção das cores é uma leitura prazerosa justamente pelas curiosidades por trás da simbologia das cores e como elas afetam a emoção e a razão.

Outro ponto muito positivo do livro é que em nenhum momento entra qualquer explicação mística ou esotérica, mas sim um estudo apoiado em pesquisas cientificas nos campos da sociologia e psicologia para entender como se deu a utilização de determinada cor, em determinada época e como ela foi absorvida pelas sociedades. Em todo momento a autora faz questão de salientar que as cores não servem como fonte de analise de personalidade e qualquer teste nesse sentido, como o teste de Lüscher, é falho assim como seus supostos poderes clínicos.

A investigação é sobretudo como as cores estão relacionadas as questões emocionais e culturais, de poder, luxo, superstição em determinado contexto. E para tal não seria possível fazer essa articulação sem um estudo histórico do uso e fabricação de pigmentos que por sua vez perpassa questões sócio econômicas, políticas e religiosas.

Para o profissional que tem na cor a essência de seu trabalho o livro é leitura obrigatória ou mesmo para quem se interessa pela Historia da arte. 

A psicologia das cores escrito em 2007 é considerado um clássico dentro dos estudos da teoria das cores que ocupa mentes brilhantes desde o século XIX, dentre os quais podemos citar Goethe.

Eva Heller (1948 - 2008) Estudou Sociologia e Psicologia na Universidade Livre de Berlim onde se especializou na teoria das cores.




2 comentários: