sábado, 2 de fevereiro de 2013

Nome Proprio 2007

Por Pachá
A filmografia de Murilo Sales ainda me é algo a se aprofundar, pois apenas havia visto e revisto Faca de dois Gumes, filme que consta em minha lista de melhores do cinema brasileiro. Nome Próprio de 2008 que só agora assisto tem a mesma estética de faca de dois Gumes, personagens a beira do abismo, entre a salvação e a danação eterna. Camila interpretada por Leandra Leal em boa forma, em todos os sentidos, vive umablogueira que decide viver para escrita, não importando os sofrimentos do percurso. O filme começa com cena dramática, na qual Camila está sendo expulsa de casa pelo seu namorado, Felipe (Juliano Cazarré) sob acusação de traição. Camila deu pra sujeito que mau conhecia, e como ela mesmo diz “eu não conhecia o dono do pau que me comeu” denotando que sexo sem comprometimento é apenas instinto, provavelmente diria em defesa própria, que é herança de nosso cérebro reptiliano. Mas nada convence Felipe de que Camila é um putinha das mais safadas. E quase somos levados a julga-la como tal. A cena da praia em que ela transa com namorado da amiga  é contundente.

Camila se instala em apartamento de um dos seus seguidores, já que seu blog causa furor de rebeldia entre seus seguidores. Nesse ponto é fácil perceber os paradoxos dos relacionamentos virtuais, tão próximos e tão distantes, centenas de seguidores e nenhum amigo a quem se amparar. Fiel em suas convicções Camila vai destilando vida em palavras que para uns, conforto no confronto do real, para outros veneno que impulsiona vida desregrada, egoísta e sem limites.

Baseado nos escritos da blogueira Clarah Averbuck que os transformou em livros; Máquina de Pinball e Vida de Gato. Sales bem poderia incorrer em transformar tais relatos numa historia enfadonha, mas não é isso que ocorre, as tensões e angustia que acompanham Camila são bem trabalhadas impondo dinâmica de auto degradação de nossa heroína.

A atuação de Leandra Leal imprime grande carga dramática a personagem a ponto de  colocarmos acima de qualquer julgamento moral em sua busca incansável de experiência para saber do que é feita, de palavra, emoções ou apenas um animal em estranho ritmo de sobrevivência.


Leandra Leal - Camila 
Juliano Cazarré - Felipe 
Alex Disdier - Henri 
Munir Kanaan - Márcio 
Ricardo Garcia - Rodrigo 
Gustavo Machado - Daniel 
Milhem Cortaz - Locador 
Reginaldo Faidi - Zelador 
Martha Nowill - Mari 
David Cejkinski - Guilherme 
Rosanne Mulholland - Paula 

Nenhum comentário:

Postar um comentário