sábado, 2 de fevereiro de 2013

Cinema romeno


Por Pachá
O cinema romeno vem causando sensação no mundo cinematográfico com filmes minimalistas, cotidianos e extremamente humanos por tratar temas universais, como morte, solidão e a condição humana do ponto de vista sócio político dentro sistema comunista, a qual o pais estava submetido até queda do ditador Nicloae Ceausescu. Esse boom tem inicio nos anos 2000 quando diretores munidos de ideais artísticos e no mais puro estilo do it self, vem chamando atenção de críticos e publico nos mais diversos festivais.

Nas duas ultimas semanas de jan/13 aconteceu no Centro Cultural da Caixa RJ mostra de cinema romeno onde foi projetados 17 filmes de diretores expoentes do que foi classificado como “ nouvelle vague” da Romênia. Nas linhas abaixo segue minha impressão dos filmes que assisti no festival.

Site do festival



Constantin e Elena -  2009
Documentário do diretor Andrei Dascalescu que se apóia na historia de casal de idosos (Cosntantin Vinca e Elena Vinca por eles mesmos) que vive no interior da Romênia com estilo de vida quase medievo. A linguagem fílmica desse diretor consiste em câmera parada, onde os atores se movimentam em frente desta, num gesto voyeur  de contar historias do cotidiano. O filme encanta pelos personagens, dois idosos em diálogos encantadores sobre vida, morte, envelhecimento e juventude com grande naturalidade que é difícil não se encantar pelo seu estilo de vida.


Elenco
Constantin Vinca,
Elena Vinca.



Stuff and Dough -  2001
road movie do diretor Cristi Puiu tem estilo mais livre quanto a liberdade de câmera. O roteiro trás o pequeno drama do jovem Ovidiu (Alexandru Papadopol) que tem em trabalhos suspeitos, rápida forma de ganhar dinheiro. Em viagem a Bucareste para realizar entrega, ele seu amigo e namorada são perseguidos por mistério carro. Eles conseguem despistar perseguidores e realizar entrega, mas ao retornar para casa Ovidiu tem surpresa ao se deparar com todos os ocupantes do carro que o perseguia mortos. O roteiro consegue até certo ponto criar a atmosfera de suspense, mas também não consegue mante-la e se perde ao colocar a realidade em detrimento da ficção. O filme me lembrou muito Estranhos no Paraíso de Jim Jarmusch.


Elenco
Alexandru Papadopol,
Dragoş Bucur,
Ioana Flora.




Philantrophy -  2002
O filme de Nae Caranfil é uma comédia dramática que escancara de forma humorada as mazelas do sistema socialista comunista. O roteiro lembra um pouco a opera três vinténs de Brecht, quando pobre professor de literatura se envolve com espertalhão que comercializa a mendicância, ou seja, treina e explora os mendigos em arrecadação financeira a dar inveja a qualquer corporação. O filme tem dinâmica atraente sem cair no estilo pastelão. Outro aspecto que chama atenção é o nítido orçamento generoso para os padrões romenos. Há variedades de  locações; restaurantes, praças etc...

Elenco

Mircea Diaconu,

Gheorghe Dinică,

Mara Nicolescu.



4 meses, 3 semanas e 2 dias - 2007
Este filme é um dos mais premiados dessa safra do nouvelle vague romeno. O filme de Cristian Mungiu arrebatou vários prêmios festivais a fora, sendo palma de ouro em Cannes. O tema forte e desenrolar tenso coloca o drama de Gabita e Otilia, duas estudantes moradoras de republica em curso politécnico na capital Bucareste, muito além do característico humor com que é encarado o sistema comunista por outros diretores. O filme retrata as dificuldades para realização de coisas simples como, conseguir uma marca de cigarro, pegar um táxi, ônibus em contraponto com facilidade de coisas complexas como por exemplo um aborto.

Elenco

Anamaria Marinca,
Vlad Ivanov,
Laura Vasiliu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário