terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Meus melhores filmes de 2019

O ano de 2019 certamente foi um ano excepcional para o cinema, foram muitas as produções que criaram polêmica, expectativas, decepções e unanimidades. No cinema brasileiro destaque para várias produções, principalmente no gênero terror, onde podemos destacar Clube dos Canibais que em minha percepção dividiu com Bacurau os melhores de 2019, sendo que este ultimo traz uma critica mais pertinente ao momento. O longa Morto não Fala também deu mostra de que o gênero está se firmando. No cinema internacional fica até difícil montar uma lista, mas ai vai...


Joker 2019

Quando a vítima deixa de ser vítima e vira o ensandecido reflexo daquilo que teme., ah, mas ele não foi amado o suficiente. Atuação primorosa de Joaquim Phoenix.

Parasite

O mimetismo como sobrevivência. Atuações brilhantes, fotografia primorosa, e uma feroz critica social.

O outro é sempre estranho, e portanto o inimigo. Conviver com o diferente nunca foi tão difícil e desafiador.

O Farol

Uma obra prima e uma homenagem ao cinema expressionista. Atuações impecáveis, fotografia perturbadora.

Bar Luvas Douradas

Cru, brutal, desconfortável. It's a fucking bloody mess!

E se...mais uma prova da genialidade de Tarantino em criar narrativas a partir de sua memória cinéfila. Em minha percepção, o melhor filme do ano.


O Irlandês

Um boa história é aquela bem contada. Scorsese copia a si mesmo, mas sempre de uma forma melhor.

Resistir para existir. Kleber Mendonça entrega uma trama, se não redonda, ao menos com inteligente e sutil critica ao momento politico econômico cultural brasileiro.

Atuações espetaculares, Fotografia estupenda em uma aula de História antiga, guardando as devidas proporções.


Dor e Glória

Auto analise em metaficção. Revistar o passado é tão glorioso quanto doloroso. Atuação memorável de Bandeiras, e direção poderosa de Almodóvar.

2 comentários: