sexta-feira, 30 de março de 2012

Serge Gainsbourg


Por Pachá
Joan Sfar leva pras telas vida de Serge Gainbourg, musico ator, diretor, dramaturgo e um dos maiores comilões de mulheres não só bonitas, mas estilosas, classudas; Brigitte Bardot, Catherine Deneuve, Juliette Gréco e Jane Birkin, esta ultima com quem viveu por 13 anos e teve a filha Charlotte Gainsbourg.

Feio como careta de quem chupa limão, chaminé ambulante, mas inteligente, criativo, sensível, aliás, a fala “A feiúra é superior a beleza, pois dura pra sempre” não podia ser mais apropriada. O filme de Sfar pauta algumas polêmicas, mas tudo muito superficial, cuidados maiores foram dados a infância, em minha percepção o que realmente encanta no filme, os franceses tem muita elegância e sensibilidade em captar essa fase. O próprio relacionamento com Birkin me pareceu pouco explorado, relegado em caricato personagem, meio bobo. Curioso que atriz que interpreta Birkin, Lucy Gordon se matou dias antes do lançamento do filme.

Eric Elmosnino que vive o mito nas telas é competente, igualmente feio, porém charmoso cria empatia com publico em personagem que transborda humanidade. Laetita Casta que vive Bardot não convence, cena em que ela chora na casa dos pais de Gainsbourg logo após rompimento me levou a tal percepção. Gréco essa sim tem representante a altura Anna Mouglais sensual e transbordando estilo. France Gall com quem Gainsbourg alcançou fama e reconhecimento é interpretado por Sara Forestier em papel apático.

Sfar não nega admiração e adoração por Gainsbourg, inclusive já havia biografado em HQ, vida de seu herói, no filme é possível ver influencias de quadrinhos no personagem da consciência de Gainsbourg um boneco narigudo de olhos puxados. Em minha percepção a preocupação era criar não uma biografia, dado que vários fatos da vida de Gainsbourg não são mencionados, mas captar efervescência de uma época, da fruição de uma vida que foi vivida em excessos, cigarros, bebidas, drogas e retumbante magnetismo pela sarjeta.

Diretor: Joann Sfar
Elenco: Eric Elmosnino, Lucy Gordon, Laetitia Casta, Doug Jones, Anna Mouglalis, Mylène Jampanoï, Sara Forestier, Claude Chabrol
Produção: Marc Du Pontavice, Didier Lupfer
Roteiro: Joann Sfar
Fotografia: Guillaume Schiffman
Trilha Sonora: Olivier Daviaud

Nenhum comentário:

Postar um comentário