sábado, 8 de maio de 2021

Gram

formação com Sérgio Filho
Por Pachá

Banda paulistana formanda no inicio dos anos 2000, com Ferraz nos vocais e guitarra, que entra na banda com a saída de Sérgio Filho que deixa a banda logo após o lançamento de "seu minuto, meu segundo" em 2006. Marco Loschiavo na guitarra. Marcelo Pagotto no baixo. Na bateria Fernando Falvo e Raphael Taira nos teclados e sintetizadores.

Antes de formar o Gram, Sérgio e Pagotto tinham uma banda de cover dos Beatles, chamada The Beatless que inclusive tocaram no cavern club.

A banda chamou atenção com seu CD de estréia, Gram de 2003 lançado de forma independente, mas que caiu nas graças do público ainda mais quando foi uma das grandes revelações do MTV apresenta.

A sonoridade do Gram é pautada em melodias, ou seja, é uma banda essencialmente melódica, com nuances melancólicas, mas pelas letras do que da melodia em si. Alguns podem classificar a banda como Emo movimento muito em voga no período de lançamento de seu dois discos, entre 2004 e 2006. Porém essa união entre melodia e e letras tristes, confere ao som banda tons atemporais. Eu conheci a banda em 2007, e a cada vez que escuto seu minuto, meu segundo, me dou conta de como o som dos caras é arrojado e atual. 

Em 2007 a banda anunciou o fim da atividades, mas o público se organizou no facebook e criou a página @volta gram e os caras voltaram. E em 2014 lançam Outro seu, com Ferraz nos vocais e uma pegada mais rock com guitarras mais em evidências. Em minha percepção, esse trabalho não tem a melodia e sonoridade que conferia a banda personalidade, muito embora é explicito a tentativa de manter essa pegada, mas o resultado final é um disco coeso, porém sem muito brilho, quando comparado ao "seu minuto, meu segundo".


Discografia




2005 - MTV Apresenta Gram (Deckdisc) - baixar via google drive


2006 - Seu Minuto, Meu Segundo (Deckdisc) - baixar via google drive



Há uma entrevista muito bacana com Sérgio Filho no site geração666. clique aqui para acessar entrevista.

Esse vídeo foi feito por Sérgio Filho, para divulgação do primeiro CD, e é bem legal, e sem dúvida ajudou a catapultar a banda...vale a pena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário