A Lula e a Baleia (The Squid and the Whale) é um filme que mergulha na difícil tarefa de manter uma família e nos conflitos e sacrifícios que permeia a decisão de desfazê-la. Bernard Berkman (Jeff Daniels) e Joan Berkman (Laura Linney) decidem, após quase duas décadas de casamento, se separarem, porém mesmo tendo consciência de que o casamento durou mais do que devia, eles tentam passar valores corretos para seus dois filhos, Walt (Jesse Eisenberg) e Frank (Owen Kline). Mas essa ruptura desencadeia comportamentos conflitantes nos filhos, seja por falta de identidade, ou por falta do modelo familiar que se já era latente, passa a ser uma realidade. Bernard, o pai, é um ser humano egocêntrico, assombrado pela fama do primeiro livro, e vivendo no pesadelo de resgatar esse prestígio ao passo que Laura, a mãe, que sempre esteve a sombra de Bernard inicia um ciclo já vivenciado pelo marido, o sucesso do primeiro livro. Isso reanima seu amor próprio e ela faz de seu professor de tênis seu amante, um clichê perdoável. Divididos pela separação, os filhos escolhem seus lados. Walt opta por morar com pai, pois assim imagina buscar uma identidade, Frank fica com a mãe, mas essa parece ausente com sua nova vida e com isso ele desenvolve comportamentos inusitados.
Os conflitos são pautados por diálogos, precisos, elegantes e sem xaropada. O elenco traça com desenvoltura as linhas que amarram os conflitos, Jeff Daniels está em um de seus melhores papeis, Linney irretocável, Jesse Eisenberg bastante convincente e Kline uma grande revelação, tem também a Anna Paquin em um papel de Lolita, tem um dos malas dos Baldwins, William. O conflito que é uma alusão a luta da lula (da região abissal dos oceanos) e a Baleia que vai as profundezas buscar a lula é trazido para vida real no dia a dia dos personagens. E é com essa metáfora que Baumbach desenvolve sua visão de casamento, família, filhos. Certamente há algo de biográfico, já que sua filmografia sempre tem como tema principal ou pano de fundo os conflitos familiares, vide A vida Marinha com Steve Zissou filmado antes de a Lula e a Baleia, Margot e o Casamento e a animação Senhor Rapouso, estes filmados depois. Baumbach foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original em 2005, não que isso diga alguma coisa pois o filme fez grande sucesso de critica.
Os conflitos são pautados por diálogos, precisos, elegantes e sem xaropada. O elenco traça com desenvoltura as linhas que amarram os conflitos, Jeff Daniels está em um de seus melhores papeis, Linney irretocável, Jesse Eisenberg bastante convincente e Kline uma grande revelação, tem também a Anna Paquin em um papel de Lolita, tem um dos malas dos Baldwins, William. O conflito que é uma alusão a luta da lula (da região abissal dos oceanos) e a Baleia que vai as profundezas buscar a lula é trazido para vida real no dia a dia dos personagens. E é com essa metáfora que Baumbach desenvolve sua visão de casamento, família, filhos. Certamente há algo de biográfico, já que sua filmografia sempre tem como tema principal ou pano de fundo os conflitos familiares, vide A vida Marinha com Steve Zissou filmado antes de a Lula e a Baleia, Margot e o Casamento e a animação Senhor Rapouso, estes filmados depois. Baumbach foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original em 2005, não que isso diga alguma coisa pois o filme fez grande sucesso de critica.
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