Por Pachá
Mostra Dario Argento realizada no CCBB RJ entre os dias 7 e 23 de Outubro de 2011 reune o melhor da obra do diretor italiano.
Dario Argento tem nas leituras de Allan Poe a influencia para seu cine fantástico. Na Itália esse genero recebeu o nome de giallo, que são suspenses com tramas policias, politicas com toque sobrenatural, no qual o asassino é revelado apenas nos minutos finais. Há também nos filmes de Argento uma éspecie de punição divina para os vilões, raramente estes são pegos pela policia e sim mortos por algum acidente ou acaso; uma atropelamento, um enforcamento, uma decapitação, etc.
4 moscas no veludo cinza 1971
Nesse filme D. Argento já mostra grande ousadia e criatividade em explorar ângulos pouco comum e que mais tarde será uma das marcas do seu estilo de filmar.
A trama de 4 moscas... como é caracteristico do estilo giallo, falta pistas e sobra suspeitos o que mantém a identidade do assassino oculta até os momentos finais, tornando 4 moscas... um bom exemplo do genero giallo e um dos melhores filmes de Argento na sua fase mais criativa.
As atuações não são o ponto forte do estilo giallo, estas apenas preenchem as cenas sem ter maiores destaques criando certa homogenidade cênica.
No elenco:
Michael Brandon; Mimsy Farmer, Jean-Pierre Marielle e Bud Spencer
A trilha sonora é de Ennio Morricone.Um vulto na escuridão 1998
Adaptação da obra de Gaston Leroux. Um vulto na escuridão é um filme fraco com exceção de algumas poucas cenas. Creio que por se tratar de uma obra já muito adaptada e conhecida tirou do estilo de Argento seu principal atratavio, o suspense restando ao diretor prezar pelo bizarro como; o caçador de ratos, o próprio fetiche do fantasma pelos roedores e a fotografia que tem atenção bem equilibrado entre luz e sombras, uma vez que toda trama se dá a noite ou em ambientes fechados, caversnas e corredores de um grande teatro.
No elenco temos a filha de Argento, Asia Argento que está a altura da trama, ou seja, não há muita exigência para interpretação mais dramática o que me convence de que Asia é uma atriz por demais limitada, não só por esse trabalho mas também pelos outros com seu pai ou mesmo dos filmes pipocas bagaceiras de hollywood, como Triplo X e um outro filme de ação o qual não me recordo o titulo.
Como fantasma temos o Julia Sands que está correto no papel do ser atormentado e solitário que vê na musica sua salvação, mas que não salva o filme de previsibilidade, de roteiro contraditório entre as duas paixões do fantasma, a musica e sua musa capaz de fazer a musica perfeita.
Na decada de 90 os filmes de Argento já tinham uma formula desgastada, mas ainda sim com vários encantos, camera em primeira pessoa quando o assassino está em cena, suspense até o desfecho final e sem contar que como ele influenciou tantos diretores de filmes B, Z americanos que inundaram as salas com filmes na sua grande maioria com qualidade questionável ajudou a desgastar o estilo Dario Argento de filmar e contar histórias intrigantes de suspense.
Em trauma temos Asia Argento ainda teenager, creio que ela está por volta dos 15 a 16 anos nesse filme, como uma adolescente anorexia que após ser salva de suicidio por um estranho envolve este em uma série de assassinatos no qual a cabeça das vitimas é o prêmio do assassino.
Bom filme bem ao estilo de Dario Argento com muitos pontos de viradas e suspense.
No elenco ; Asia Argento, Christopher Rydell, Piper Laurie, Frederic Forrester.
Trilha sonora de Pino Donaggio.
Sindrome Mortal 1996
Em minha opinião um dos melhores filmes de Dario Argento na década de 90, pelo menos dentre os que assisti desse período, foi o que mais me impressionou. Primeiro porque ele subverte sua própria maneira de filmar, logo nos primeiro minutos nos entrega o assassino. Segundo porque o roteiro é bem estruturado com linhas de acontecimentos bem encadeados, e mesmo a limitação de Asia como protagonista não impede a trama de nos prender e colocar dentro das cenas.
Em síndrome mortal Dario Argento começa a fazer uso da tecnologia aprimorando ainda mais os efeitos de camera lenta, efeito bullet que mais tarde foi usado pelos irmãos Wachowski em Matrix.
Asia é uma policial que está no encalço de um serial killer. No meio da investigação ela é acometida de uma mau raro, a sindrome de Stendhal e perde a noção entre realidade e mundo onírico. Um dos poucos filmes onde temos a perca da homogenidade cenica, o ator Thomas Krestschman como o serial killer é o grande nome do elenco ao desempenhar um papel secundário, de poucas aparições, mas quando em cena dá verossimilhança ao personagem e a trama.
Preludio para Matar 1973
Profondo Rosso é a grande obra prima de Dario Argento, e não sou o único a fazer tal afirmação, basta saber que Hitchcock ao assistir Profondo Rosso disse "esse jovem italiano está começando a me preocupar" e não é exagero, profondo rosso além de ser uma declaração de admiração ao mestre do suspense inglês, é um marco no genero giallo, se Mario Brava criou o genero com Olhos Diabólicos 1963, Dario Argento o definiu ao colocar em todas as cenas o espectador, que sabe de tudo, menos quem é o assassino, porém matamos com ele e nos escondemos com ele.
Quando diretores como Jonh Carpenter e Quentin Tarantino, Gaspar Noé dizem que seus trabalhos tem influencia de Dario Argento, certamente é de profondo rosso que eles estão falando. E não só eles, uma enxurrada de diretores de suspense e terror pagam tributo ao estilo de Dario Argento.
Com alguma exceção tudo em profondo rosso está bem equilibrado, luzes criando ambientes únicos, planos que criaram a marca Dario Argento, suspense enlouquecedor e trilha sonora grandiosa da banda Goblin, se vocês acham que aquele tema do filme Halloween 1978 foi criada do nada, assista profondo rosso e saberá do que escrevo.
Em minha percepção uma das exceções é a duração 126min, mas parece que são 3h de filme, isso acontece devido a cenas demasiada longa, talvez para dar coesão ao roteiro.
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