sábado, 25 de julho de 2020

Mystery Train


Por Pachá

A cidade de Memphis, terra natal de Elvis Presley, é vista por três diferentes olhares, Japão, com o casal Jun (Masatoshi Nagase) e Mitzuko (Yuki Kudo) fãs de rock in roll. A italiana Luisa (Nicoletta Braschi) e o inglês Johnny (Joe Strummer). O ponto de interseção das três estórias é um hotel tão decadente e fantasmagórico quanto a cidade com bares, cinemas e casas abandonadas de uma Memphis fantasma bem distante dos tempos em que era o celeiro de grandes nomes da black music e das grandes gravadoras.

O quarto longa de Jarmusch é uma experiência sensorial com fotografia inspirada nas cores da noite de Edward Hopper, as composições que cercam essas três estórias é triste e hilária ao mesmo tempo. Jun e Mitzuko tem uma relação pautada no silêncio de Jun ao passo que Mitzuko fala pelos dois, e o momento da relação sugere um desgaste e a viagem para Memphis parece ser um alivio de tensões dessa relação. Luisa após a morte do marido durante ao que parece ser um viagem de turismo, vaga inerte pelas ruas de Memphis esperando a próxima conexão para Roma. Ela protagoniza as cenas mais hilárias e e também as de maior vazio existencial, a cena na cafeteria é tão estranha quanto sobrenatural, e de fato os dois personagens do bar, mais parecem fantasmas.

Se a melancolia preenche os personagens, há ainda espaços para fugas de tal marasmo, e os atos desesperados por amor é um escapismo essencial, e Johnny parece seguir isso a risca, Inconformado com o pé na bunda de sua namorada, ele é uma bomba relógio que precisa ser contido pelo seu cunhado, Charlie (Steve Buscemi) e Will Robson (Rick Aviles), e suas desventura após a tentativa de Johnny matar um vendedor, lembra em muito a dinâmica de strange in paradise. 

Os sons que transpassa os personagens, seja na música de Elvis, narração do DJ na voz de Tom Waits ou apito de trem é outro elemento que chama atenção, além de conferir o ritmo da narrativa, dá o toque fantasmagórico em perfeita comunhão com as imagens desoladoras das locações, hotel Arcade e ruas de Memphis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário