quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Um Homem sem Importância 1971


Por Pachá
A primeira coisa a se notar no Filme de Salvá é o contraste entre o “milagre nacional” do inicio da década de 70, onde o país entrava em uma euforia de crescimento econômico e oferta de emprego crescente, e o dia-a-dia de um sujeito desempregado e, portanto a procura de um emprego que lhe dê o sustento honestamente. 

Flávio 30 anos sem profissão definida, vivido pelo Oduvaldo Viana Filho (Vianinha), mergulha nessa epopeia do mundo capitalista e conhece alguns tipos, e cada um ao seu estilo tentam convencê-lo de que não há nada de errado em não possuir “talento” empurrando-o para conflitos entre aproveitar a vida ou se dedicar a um trabalho sem vida, não que paire nesse o dilema central do filme, mas sim a vontade de mostrar a nulidade do homem contemporâneo diante da exploração do criador, homem, pela criatura, capitalismo. Rodado em uma época em que o cinema brasileiro passava por sérias transformações.

Um Homem sem importância tem influência do neo-realismo do cinema Italiano, com suas amplas tomadas, iluminação natural, a exploração com certo bucolismo das paisagens do Rio de Janeiro, os mirantes de Santa Teresa, o aterro do Flamengo mostrando a vocação da cidade para o cinema. O elenco possui carisma e simplicidade para passar essa áurea de pobreza e prosperidade com paixão e sentimento. De orçamento modesto, outro contraste é o fato de que em 1971 a televisão brasileira iniciava as transmissões em cores, mas Salvá roda seu filme em preto e branco, negando ou esquecendo o crescimento da classe média que em conjunto com outros fatores socioeconômicos levaram o filme a um retumbante fracasso comercial. Mas hoje passado a euforia que dela restou certa “depressão” é inegável o valor da obra de Salvá para o cinema brasileiro, e tem ensinado para muitos que se pode fazer filmes no Brasil  com sentimento, simplicidade sem se perder no cinema espetáculo americano.

Ficha Técnica

Título original: Um Homem Sem Importância
Duração: 72min.
Lançamento (Brasil): 1971
Direção: Alberto Salvá
Roteiro: Alberto Salvá
Fotografia: José de Almeida
Edição: Alberto Salvá

Elenco

Oduvaldo Vianna Filho
Glauce Rocha
Rafael de Carvalho
Lícia Magna
Alberto Salvá
Amauri Alves
Dita Corte-Real
Geraldo Gonzaga
Dartagnan Melo
Katsuo Kon
Mário Prieto
Célio Barros
Miriam Chaves
Eduardo Luiz
Sílvio Fróes

Nenhum comentário:

Postar um comentário