sábado, 13 de dezembro de 2014

Relatos Selvagens


Por Pachá
Todos os avanços da sociedade rumo ao compartilhamento de um mundo melhor cai por terra quando se constata a capacidade do ser humano externar sentimentos insidiosos contra o semelhante. O diretor Damián Szifron se apoia de forma extraordinária no que vemos e presenciamos todos os dias, seja em relatos de jornais e telejornais mundo a fora, ou em nosso cotidiano, de violência gratuita, intolerâncias e falta de diplomacia e trato das banalidades do dia-a-dia. Szifron aplica visão pouco otimista do futuro da sociedade, diante do fato de que a barbárie não esta restrita aos países subdesenvolvidos ou classes desabonadas, também não deixa de conter em sua narrativa senso de humor e dose de realismo fantástico.

As seis histórias que compõe o longa, e tem em comum apenas os atos vis que o ser humano é capaz de lançar contra o próximo, é um pequeno, porém contundente retrato de como avançamos a passos lentos nas relações interpessoal, de como o comportamento alheio dita o nosso. 

Escritas e dirigidas por Szifron as seis historias são bem elaboradas, com diálogos rasteiros e muitas vezes insuflados de ódio, como a historia da cozinheira que tomou gosto por matar e aplaca o lado ético de sua consciência se convencendo de que homens maus devem mesmo morrer. E ai, a vingança é o mote daqueles que acreditam que a dignidade não pode ser humilhada impunemente. A fotografia de  Javier Julia consegue de formar sutil separar as historias. Para a curta historia de abertura, a luz fria do único cenário, uma cabine de avião, dá o tom de surpresa dos passageiros ao descobrir-se vitimas de um plano de vingança. O tragédia a partir de uma banalidade, uma discussão de transito, tem tom mais quente árido de road movie de grandes paisagens. Embora, no conjunto ficamos com impressão de esta assistindo a historia de além da imaginação dos anos 80, o longa agrada pelo diálogo atual.

Na parte do elenco alguns nomes são conhecidos, como Dário Grandinetti de Fale com ela de Almodóvar, Leonardo Sbagralia do muito bom filme Intacto de 2001. E claro Ricardo Darin que também assina a produção das seis histórias.

E para quem, assim como eu, nada conhecia do cinema de Szifron ele esta com o longa Los Simuladores em produção com previsão de estreia em 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário