segunda-feira, 5 de junho de 2017

The Void

Por Pachá
Produção canadense com forte influência dos filmes de terror dos anos 80. Há tantas referência em The Void que mais lembra um mosaico de filmes como; The Thing 1982, Hellraiser 1987, The Mist 2007, In The mouth of madness 1994 mas que fique claro que isso não é demérito para a produção, pois há muita propriedade no uso dessas referências e elementos como misticismos, criando uma atmosfera aterrorizante.

A trama é um tanto inusitada, e sem muitas explicações mas sem comprometer a veracidade interna ou mesmo o desenrolar dos acontecimentos. Já na primeira cena, vemos um execução sem misericórdia alguma, e coloca um mistério que apenas será levantado ao longo do filme quando nem mesmo os personagens, sabem do que se trata, ainda mais quando entra em cena figuras de uma seita que lembra a ku klux Klan. 

Um grupo de pessoas se vê presas em um hospital, onde há uma criatura que assume corpos e os desfigura, e lá fora encapuzados estranhos dispostos a matar qualquer um que tenta sair do hospital. Não há explicações das ações desses seres, tudo é atribuído ao sobrenatural que certamente não é do mundo terrestre ou dos seres humanos. 

A graça do filme reside na estética gore com efeitos realizados com maquiagem, não sei se há CGI na composição das cenas, e se há é muito discreto, mas o resultado final nos deixa a sensação de estar diante de um filme criativo no uso dos recursos, e com profunda familiaridade com tema, terror, além de uma história atrativa sem previsibilidade. A fotografia de Samy Inayeh capta bem os momentos sanguinolentos, das feridas com bisturi, facas do sangue jorrando, sem cair no vulgar, do quanto mais, melhor.

No elenco não há rostos conhecidos, ao menos eu não lembro de ter assistido nada com estes atores. Mas todas as falas são muito bem colocadas, as participações precisas sem rodeios ou diálogos expositivos, o que torna o filme muito enxuto e muito bem equilibrado entre ação e momento de sobrevivência.

Em tempos onde terror significa corpos se retorcendo, almas andando pelo teto The Void esta na contra-mão desses clichês e garante boa diversão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário