sábado, 14 de março de 2020

Avaeté - Semente da Vingança 1985

Por Pachá

Em 1982 Sérgio Bianchi havia realizado o ótimo Mato eles? já denunciando de forma bem inusitada, o genocídio do povo indígena. O filme de Zelito Viana tem abordagem mais ficcional, mas corrobora com que é apresentado em Mato Eles?

Os motivos para a matança e exploração da floresta é o mesmo, terras, ganância e ignorância, e Viana explora isso com certo cuidado, vale lembrar que o filme provavelmente foi concebido no período do regime militar/ditadura.

O elenco é imponente, Hugo Carvana como um cozinheiro de uma expedição para pesquisar a planta poaia, de suma importância para industria farmacêutica, até hoje, descobre que na verdade é uma limpeza (matança de índios) de área para grileiros, madeireiros e pecuaristas. José Dumont como delegado federal que investiga o caso. Renata Sorrah como repórter investigativa, e o vilão sanguinolento, Milton Rodriguez, há também uma participação de Claudio Marzo com politico que luta pelos índios, mas morre em acidente automobilístico, no mínimo suspeito. Jonas Bloch como o padre que luta e morre pelos índios e Macsuara Kadiweu como o último sobrevivente avaeté. E ai, qualquer semelhança com a realidade brasileiro do séc. XXI é mera coincidência.

Tecnicamente o filme não chama tenção, a fotografia é padrão TV, muita profundidade, planos chapados e pouco explora o ambiente, mas creio até que a intenção era imprimir uma estética documental.

Filme obrigatório para entender a questão do índio brasileiro, a terra e a fome de poder dos grandes homens do "progresso", há uma cena em que latifundiário e mandante dos crimes, faz o típico discurso do progresso, repetido ainda nos dias vindouros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário