segunda-feira, 5 de abril de 2021

Willy's Wonderland

 

Por Pachá

Nic Cage é sem dúvida um dos atores mais versáteis, consegue transitar entre filmes de puro mau gosto, a obras primas, e creio ser desnecessário citar tais obras. Creio também que ele está se especializando em filmes non sense e Willy's Wonderland é um deles. É cada vez mais pungente sua participação em filmes do gênero.

O roteiro é banal e o mais pueril que se possa imaginar. Uma casa de festas infantis é assombrada por animatronics encapetados. Não há qualquer explicação dos eventos, salvo o que leva nosso misterioso anti herói a se confrontar com tais brinquedos assassinos. Cage não tem uma única linha de diálogo em todo filme, nem mesmo tem um nome, mas entrega uma atuação no mínimo insana, e ai reside a maestria do enredo, um homem misterioso lutando contra criaturas igualmente misteriosas, em uma cidade esquecida onde alguns sádicos se divertem entregando para sacrifícios viajantes solitários e incautos.


O filme faz questão de se apropriar de clichês batidos, como a trupe de jovens tão ingênuos quanto idiotas, que tentam acabar com o lugar amaldiçoado. Do policial vendido, que quer apenas um turno de trabalho sem maiores problemas. O sádico "dono" da cidade e seu cupincha lambe botas. 

A interpretação de Cage sem dúvida é o supra sumo do filme, sem falas seu personagem apenas segue a tarefa de limpar Willy's Wonderland com obstinação quase diabólica, com suas paradas para beber o punch, jogar pinball e trocas de camisas, sem mencionar o visual de galã indiano. O roteiro até nos leva a crer que ele pode ser umas das criança sobreviventes do local e que agora veio em busca de vingança.

Outro ponto interessante, é que os efeitos são práticos, ou seja, não há CGI, e sim uso VFx bem ao padrão anos 80. Os movimentos dos bonecos a la vila Sésamo as vezes são bem grosseiros, mas até nisso a produção se amparou para criar o universo non sense mais verossímil, dando provas de que o estilo trash ou de baixo orçamento tem estética própria e não cabe qualquer coisa apenas pelo fato de falta recursos financeiros. O filme custou, segundo IMDB, pouco mais de USD 5 milhões, que certamente foi quase todo para o cachê de Cage.

Para quem é fã de Cage e do cinema non sense, o filme é diversão garantida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário