quinta-feira, 29 de julho de 2021

Pig

 
Por Pachá

O primeiro longa de Sarnoski traz o onipresente Cage em uma performance que em anos não se via, não que ele não tenha entregado grandes atuações nesses anos, lembrando que Cage levou o Oscar em 1996 de melhor ator por Despedida em Las Vegas.

A história é simples, mas como se sabe, nada é mais complexo do que transformar algo simples em algo com estilo, elegância e com imensa veracidade interna. O roteiro escamoteia de forma muito inteligente as várias camadas que o filme vai desenrolando. O primeiro ato é repleto de suspense sobre esse individuo, Rob (Cage), que vive isolado nas florestas nos arredores de Portland, e toda a história pregressa do personagem será entregue por outros personagens, e ai entra os misteriosos diálogos que é um ponto forte da trama e que aliada a uma fotografia escura e com muitos contrastes, potencializa essa atmosfera de mistério.


A fotografia está a cargo de Patrick Scola que faz um competente trabalho de composição sem apelar para os closes ou planos fechados, mas ao invés disso compõe uma fotografia bem equilibrada e segue a risca o roteiro e o arco dramático da trama, que ousadamente contraria o que se esperava de Rob, uma vingança ao estilo de Mandy, filme em que Cage está no estilo, ele mesmo. E nesse ponto a fotografia se mantém firme, e vai mudando os ângulos e até adquirindo certa cor, a medida que o personagem vai se humanizado ainda que o próprio aspecto do personagem, sangrando, trajando roupas esfarrapadas, pode causar certo estranhamento, dado que ele nesse estado frequenta a alta gastronomia, baseada em pratos com trufas, de Portland, que o roteiro sugere ser algo parecido a um cartel de drogas. E o sequestro da porca caçadora de trufas de Rob confere essa tônica a trama que possuem outras histórias paralelas, como do personagem Darius uma espécie de gangster da gastronomia local e próprio relacionamento entre ele, o filho e a história pregressa de Rob sugerindo muito mais doque é entregue.

Pig é um bom filme com uma atuação firme e segura de Cage em uma trama bem estruturada que cativa o espectador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário