segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Festival do Rio 2013 - Mar Negro

Por Pachá

Filmes de zumbi é igual drible do Garrincha, todo mundo, inclusive os marcadores, sabiam o que ele ia fazer, e ainda sim todos se encantavam com o resultado. O novo filme de Aragão não foge a regra, sangue, perseguição, sangue... O toque de regionalidade que nesse filme não é tão marcante como nos anteriores, Mangue Negro e A noite do Chupa Cabras, fica pelo ar caiçara dos personagens bem como a larga miscigenação do povo brasileiro, é possível enxergar quase todas as misturas de raça na composição dos personagens.

Cavalo cansado (Tiago Ferri) é um pescador que anda sem sorte. Numa noite de pescaria fraca sua rede trás para o barco uma estranha criatura, uma espécie de baiacu-gigante. Atacado pela criatura Cavalo Cansando logo se transforma em zumbi, assim quem comeu os peixes trazidos por ele naquela noite. 

Acontecimentos estranhos também assombram o esquisito Albino (Walderrama dos Santos) que nutre secreta paixão por Indiara (Kika de Oliveira) mulher de Cavalo Cansado. Albino vem estudando estranho livro de magias, e com ele pensa em fazer encanto para Indiara. E como no drible de Garrincha sabemos o que vai acontecer, e como qualquer fã de filme de zumbi, esperamos pelo ápice, quanto mais gore melhor. E nesse ponto Aragão não decepciona, o desfecho no bordel de madame Úrsula é tão insólito quanto sangrento...

O desenrolar da trama lembra em muito Mangue Negro de 2008, porém com melhor fotografia e maior exploração de ângulos. Em entrevista no festival do rio logo após exibição do longa, Aragão disse que utilizou duas câmeras Canon 60D e que consumiu aproximadamente USD100 K na finalização do filme. A proeza fica pelo fato do diretor não recorrer a editais ou qualquer subsidio do governo, graças a investidor que há treze anos aposta no talento de Aragão. E se o mercado nacional não dá muito espaço para filmes de terror ou mesmo fantástico, o mesmo não acontece com países como, Japão, Alemanha, Bélgica e EUA que não só compram os filmes da produtora de Aragão, Fabulas Negras, como dá certa notoriedade ao diretor.

Descontraído e gente boa, da melhor qualidade, Rodrigo disse que buscou nas series japonesas, espectroman, inspiração para desenvolver os zumbis marinhos. E que seu cinema tem grande inspiração de Sam Raimi, e claro Romero.




Nenhum comentário:

Postar um comentário