domingo, 7 de dezembro de 2014

Atrás da Porta


Por Pachá
Filme Húngaro dirigido Por István Szabó vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 1981 com o filme Mephisto. A filmografia de Szabó mais prolífica data das décadas de 60 e 70, período em que o leste europeu estava mergulhado no comunismo e ditaduras, Inclusive seu nome figurou na lista dos agentes húngaros como delator de colegas, mas Szabó explicou que seus depoimentos ajudou a salvar vidas de amigos e colegas. 

A temática dos filmes de Szabó é impregnada das consequências da guerra e regimes autoritários que inflige a sociedade pesados sofrimentos em prol de um ideal que não é compartilhado por todos. Atrás da porta trata de como uma mulher Emerenc (Hellen Mirren) se torna um ser humano irascível por conta do trauma de infância e sobrevivência durante a segunda guerra mundial. Já idosa Emerenc conhece Magda (Martina Gedeck) uma escritora em ascensão que a principio vê em Emerenc um curioso caso a ser explorado como um possível personagem de seus livros, mas aos poucos surge entre as duas uma relação de amizade pouco convencional.

A duplas de atrizes Gedeck e Mirren é sem dúvida o ponto forte do filme, que sem exageros esbanjam talento, carisma com atuações fortes com diálogos ao estilo de Nicholas Ray, rápidos e inteligentes fazendo valer a máxima do cinema, que é o entretenimento e reflexão. 

Assim como Bergman tinha olhar atento para a condição humana e as instituições, Szabó trilha o mesmo olhar em atrás da porta, ao esmiuçar essas estruturas interpessoal com tamanha realidade sem perder o fio ficcional da narrativa proporcionando ao espectador percepção agradável do cinema Húngaro no sentido de narrativas interessantes e roteiros inteligentes, ainda que muito alicerçado no teatro.


Abaixo há entrevista, com o diretor que esclarece muito do seu cinema. Esta entrevista rodava antes de cada sessão na mostra do diretor no Centro Cultural da Caixa que aconteceu em jul/14.


Video-entrevista da curadora com István Szabó, 4'




Trailer Atrás da porta de 2002



Nenhum comentário:

Postar um comentário