quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Melhores Filmes 2010























Where the Wild Things are

Spike Jonze pega uma história, Maurice Sendak, de criança que nunca foi muito popular no imaginário infantil e cria seu universo de culpa e perdão. O filme foi adiado por  dois anos, pois os produtores não estavam satisfeitos com a primeira versão do filme. A verdade é que o filme não é para criança, assim como a história de Sendak. Mas Jonze como sempre deixa sua marca e nos traz boas e  grandes fugas do imediato.


Mary and Max










Mais um historia que tem apelo infantil, mas não é para criança. Mary and Max abocanhou o prêmio de melhor longa de animação no Animamundi de 2010. A hsitória é triste, porém singela e foi escrita e dirigida por Adam Elliot e segundo o próprio é baseado em um história real. Com cores tristes, diálogos depressivos, Adam conta a trajetória de Max 44 anos morador de Nova Iorque que por um acaso acaba virando amigo, por correspondência, da australiana Mary 8 anos. Os personagens são toscos, mas recheados de dor, solidão. Os cenários são bem trabalhados, embora a animação seja em stop-motion, é possível ver o contraste entre a terrosa Austrália e a mórbida Nova Iorque.


Das Weisse band ( A fita Branca)

Michael Haneke capta com assustadora sensibilidade a pureza da maldade, e para tal não recorreu a sangue, cabeças viradas e corpos retorcidos. Seu pavor psicológico está na inocência das crianças, no álibi de sua pureza. A fotografia muito bem montada é fundamental para criar essa atmosfera de crimes e perseguição aos diferentes e o castigo que não encontra culpado. Segundo alguns há no filme uma consolidação do que veio a ser o nazismo. Particularmente não vi nada além de uma visão assustadora do universo infantil. Mas como o filme se passa em um vilarejo alemão nos remete a pactos e discursos nazistas. Independente de qualquer visão que possamos vir a ter, a Fita Branca é um ótimo filme que explora de maneira soberba as raízes da maldade.

Moon - Ducan Jones

Ducan Jones também atende pelo nome de Zowie Bowie filho de Bowie, David. Sua estreia em longa metragens foi em grande estilo. Buscando influência no melhor da ficção científica; Blade Runner, 2001 uma odisseia no espaço, Alien o 8 passageiro. Ducan criou uma atmosfera claustrofoborica com uma história envolvente. Grande começo para Ducan Bowie Jones.











Bem... Vendo a lista de meu camarada macaco malandro, que também atende pela alcunha de Glick. Segue lista de potenciais melhores filmes de 2010.

Segredo dos Seus Olhos
Tropa de Elite 2
O Pequeno Nicolau
Guerra ao Terror
Vício Frenético
Tudo Pode dar Certo
Machete




7 comentários:

  1. Boa lista.

    Segue a minha de filmes de 2010:
    Segredo dos Seus Olhos
    Toy Story 3
    Como Treinar Seu Dragão
    Tropa de Elite 2
    O Pequeno Nicolau
    Guerra ao Terror
    Vício Frenético
    Tudo Pode dar Certo
    Machete
    Expectativa grande pra alguns que estrearam no circuito EUA/Europa e estou me controlando pra não baixar:
    Cisne Negro
    Bravura Indômita
    Catfish
    Exit trough the Gift Shop
    Enter The Void
    Four Lions
    O Ilusionista
    All The Good Things
    Easy A
    Never Let Me Go
    Animal Kingdom
    Blue Valentine
    127 horas
    Lebanon
    O Discurso do Rei

    ResponderExcluir
  2. O coreano Mother também entra no top de 2010.

    ResponderExcluir
  3. Isso ai, faltou mesmo Machete (e nem vem c KO d q lista e pessoal q s n rolar Machete o bicho pega!), Tolha de Elite 2 e Pequeno Nicolau. D resto a lista ta bem bacana.
    Infelizmente n vi o Toy Story 3 e nem Onde Vivem Os Monstros, verei assim q possivel.
    Histórias de Amor Duram 90 Minutos realmente m surpreendeu, filme decente e q rende voas bronhas!
    Abraco, V.

    ResponderExcluir
  4. Sim... Fazer lista é ao mesmo tempo prazeroso e irritante. Ao terminar de postar a lista vi que poderiam entrar; Cold Souls, Machete, Mother, Chaser (Tambem coreano)... mas enfim, é foda! e também não queria fazer uma lista com no máximo dez filmes.

    ResponderExcluir
  5. entao ta bunito!
    Tb pensei em fazer uma lista c os 10 melhores filmes Malawis mas ainda n achei nenhum...
    e valeu o comentario no fabriqueta!

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente "Where the wild thing are" fica no TOPO da minha lista. O filme é ótimo e embora a capa, não é para crianças.
    Gostei muito e recomendo.

    ResponderExcluir