segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Jogo de Amarelinha



Por Pachá
Apontado pela critica especializada como a melhor coletânea de contos de Cortázar por mesclar estrutura de contos e romance. Eu ainda prefiro, o Bestiário, mas algumas passagens de Jogo de Amarelinha são arrebatadoras, principalmente da personagem Maga.

Ambientado na França dos anos 30/40 cujos os principais personagens são Horácio e Maga, muito embora tenha muitos mais, o livro é considerado pela critica uma obra prima pela sua estrutura, que de acordo com o autor, poderia ser lido de três formas, direto página a página, salteando capítulos ou aleatoriamente, abrindo em qualquer página, tal qual é o jogo de amarelinha, céu - terra - inferno.

Horácio e Maga vivem um relacionamento estranho e conturbado, ele um intelectual, por vezes arrogante, mas de extremo senso critico e ela um cantora tentando se firmar como artista, e pouco introduzida no mundo das artes e literatura como bem fazem questão de lembra seus amigos. A narrativa é transpassado pelo jazz em todos os capítulos, dando entender, assim como o jazz que é improvisação, assim é a conversa dos amigos que discutem, arte, sexo, política e religião em tom improvisado.





1914 - 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário