segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O Homem Duplicado


Por Pachá

A adaptação do conto de Saramago pelo diretor canadense Denis Villeneuve é uma das tantas felicidades do encontro entre literatura e cinema. A trama tecida pelo roteiro é bem fiel ao conto, não literalmente falando, mais sim pela forma como soube captar a atmosfera caótica do personagem, Adam e Anthony ambos vividos por Jake Gyllenhal.

A interpretação de Gyllenhal é irretocável, e o entrosamento com o diretor foi tão feliz, que no mesmo ano ainda rodaram os suspeitos, ótimo thriller

A trama se dá pela forma psicótica com que o personagem arquiteta para fugir dos olhares da esposa e levar uma vida dupla para esconder a infidelidade. E a forma com que a figura da mulher é representada pela aranha, onipotente e onipresente, é bem construído pela trama a ponto de convencer o telespectador a existência de um duplo.

No elenco ainda tem a gatinha, Melanie Laurent que ficou conhecido em bastardos inglórios e também Sarah Gadon.

Quem assina a fotografia é Nicolas Bolduc que já vem de parcerias anteriores com Denis Villeneuve, ele também fez a fotografia de Next Floor de 2008. A fotografia em O Homem Duplicado tem bom equilíbrio de contraste na maioria das cenas, com tons puxado para o amarelo que aprofunda a sensação caótica da trama. E a medida que a teia vai se desfazendo a fotografia ganha nitidez e sobriedade de cores e contraste mais marcado.

Creio que esse filme juntamente com os suspeitos definiram a carreira de Villeneuve que mais tarde dirigiu o ótimo Sicário. E não a toa o cara vai dirigir Blade Runner 2049.


Nenhum comentário:

Postar um comentário