Por Pachá
O primeiro filme de Nolan é uma trama bem arquitetada com um roteiro bem enxuto que certamente agrada aos mais diversos gostos cinematográfico. Filmado entre os anos de 1996 e 1997, o filme é bem correto, sem muitas experimentações para um debut, e já dá mostras de onde o diretor queria chegar, ou seja, ao mainstream dos grandes produções. Um ponto a favor do filme e do diretor, é que foi gasto 6 mil dólares para produzir a obra e arrecadou 48 mil, parece pouco, mas para se ter um idéia, uma obra lucrativa para os padrões holywoodiano, acontece quando o filme arrecada algo em torno de 3x o que se gastou nele.
A trama lembra os filmes noir da década de 40, 50, tem até uma loira fatal, Blonde (Lucy Russell) e claro, fotografia preto e branco, que por sinal é muito bem cuidada pelo próprio Nolan que também assina a fotografia.
Bill (Jeremy Theobald) é um aspirante a escritor, em uma crise criativa, ele vai pra rua em busca de inspiração, nesse exercício de encontrar personagens, e neles se espelhar, inspirar, ele conhece Cobb (Alex Haw). Na troca mútua de interesses surge uma perigosa parceria. Os elementos que estruturam a narrativa de following são ancoradas nos detalhes, e se a criatividade está a mercê do estritamente correto, by the book, ao mesmo tempo este é o que faz a diferença em uma apropriação que preza pelo esmero, o que significa trabalhar os detalhes; diálogos bem construídos, fotografia que emprega grande fluidez a narrativa e sobretudo personagens convincentes e carismáticos. A preferência pela narrativas não lineares, que vai se intensificar em memento 2000, vai permear sua filmografia, assim como o tema assalto, ordem versus caos, manipulação do tempo.
As atuações são um dos pontos fortes da trama. Jeremy Theobald carrega bem uma personagem em conflito, criativo ou existencial que de alguma maneira se completa pelo estilo de vida de Cobb um sociopata em transição para completa psicopatia, seu personagem já é um protótipo da ordem e o caos presente no coringa de Heath Ledger. Lucy completa o triângulo amoroso perigoso entre os três.
Um filme correto e elegante que prende atenção, mesmo para quem é familiarizado com as tramas dos filmes noir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário