segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Dangerous Days: Making Blade Runner

Por Pachá

Um filme quando alcança o status de obra prima também coroa seu processo de criação como algo extraordinário. O Doc. Dangerous Days é o registro desse processo, e isso não é pelo fato dos anos 80 serem perigosos, ameaça de uma extinção da raça humana por uma guerra nuclear, guerra fria, etc. e sim pelo simples fato de que esse era o titulo inicial do que viria a ser o último grande filme de ficção científica pré CGI, VFx.

O projeto do filme tem inicio em 1978 quando Hampton Fancher escreve o primeiro argumento inspirado, e diga-se de passagem vagamente, em " Andróides sonham com Ovelhas elétricas?" de Philip K. Dick e a partir dai, segue a epopéia para levar as telas algo que ainda não se tinha feito no cinema, parece presunção, mas o doc. mostra exatamente isso, a grandiosidade, o esmero técnico e artístico para dar vida a esse projeto que deu vida a uma dos mais belos e também divisor de águas no gênero ficção cientifica, algo que fica patente nos depoimentos de elenco, todas as equipes que participaram, pois todos são unânimes quanto a inovação que essa produção causariam no gênero ficção cientifica nos cinemas.

Uma outra coisa curiosa, é como os filmes Duna e Blade Runner tem conexões interessantes, Ridley era certo como o diretor de Duna, mas uma tragédia familiar, a morte por câncer do irmão mais velho de Ridley acabou afastando-o da produção de Duna, mas Michael Deeley acabou convencendo Ridley a pegar o projeto de Blade Runner e o tema, um tanto sombrio caiu no gosto de Ridley.

O Doc. também mostra como o roteiro e formação de elenco criou uma atmosfera muita próxima das histórias noir, de múltiplos personagens, com características do gênero, cínicos, egoístas e solitários como é o caso de Deckard (Harison Ford), na qual fica explicito a inspiração em Marlowe o famoso detetive das histórias de Chandler. Os antagonistas seguem a mesma métrica, a loira fatal, caso de Pris a replicante vivida por Daryl Hannah. O vilão inteligente, poderoso como Roy Batty na pele Rutger Hauer. 


É possível assistir no youtube todos os trechos, mas de forma separada como se fossem curtas de 30min cada...



Nenhum comentário:

Postar um comentário