domingo, 6 de dezembro de 2020

Voyage to the end of Universe

 
Por Pachá

The Earth is gone!!

Considerado uma das produções de sci-fi mais subestimada, Ikarie XB-1 ou Viagem ao fim do universo é um filme Tcheco (umas das repúblicas da União Soviética) dos anos 60, mas é difícil saber até que ponto essa analise é de fato verossímil, pois a maioria dos filmes de ficção cientifica nunca saíram da cortina de ferro e muitos foram destruídos ou se perderam ao longo da guerra fria entre russos e americanos.

Baseado no romance de 1955 do escritor polonês Stanislaw Lem, narra a jornada de um grupo de cientistas ao Planeta Branco ou Alpha Centauro. A jornada dura 15 anos, e o ano é de 2163. 


A estética do filme é impregnada do realismo socialista e toda e qualquer conotação ao capitalismo é evitado, ou melhor, sofre uma critica feroz, como por exemplo quando a nave encontra uma outra nave a deriva e ao verificar seu interior se deparam com toda a tripulação (americana) morta, e em uma rápida análise pelas imagens, mãos segurando dinheiro, dados sugerindo uma jogatina, bebedeira e todos os vícios do capitalismo e por fima a conclusão de que ali se encontra o séc. XX. E um rápido debate entre os cientistas surge sobre o período, um cita o nazismo, campos de concentração e outro contrapõe com gênios musicas. É o ímpeto de destruir e criar dos sapiens. Há também a lealdade, em critica a ganância insaciável do capitalismo, na figura de um robô, que não sabe fazer nada, mas é leal. O filme tem diálogos muito bem construídos a cerca da coletividade, mas que segundo a critica não escapou de virar propaganda soviética, até porque o filme e lança em meio a corrida espacial.

O que chama atenção em IKARIE-XB1 é seu design de produção e a direção de arte, e segundo os organizadores do Cannes Classic, no qual o filme foi exibido em 2016, após ser digitalizado pela distribuidora britânica Second Run, é apontado como uma das inspirações para 2001 uma Odisséia no espaço. Para aqueles, como eu, assistia a reprise da série Túnel do Tempo, talvez veja em IKARIE-XB1 um versão modernosa dessa série, no que tange a direção de arte e design de produção.

A narrativa é um tanto melodramática, em um claro anacronismo de minha parte, quando hoje estamos acostumados a dramas espaciais mais complexos ao passo que o filme soviético tem todos os elementos de uma novela atual, par romântico, salão de baile, conversas triviais no refeitório, há até um cãozinho a bordo.

No âmbito geral é um filme que merece ser visto até para se ter uma idéia da evolução dos filmes do genêro.


Legendas PtBr

Nenhum comentário:

Postar um comentário