Lançado em 1995 El dia de la Besta, filme de Alex de Iglesia, narra epopéia do Padre Angel (Alex Angulo) um estudioso do Apocalipse descobre através de antigas escrituras a hora (meia noite é claro), dia (25 de Dezembro) e lugar (Madri) em que o anti-Cristo vai nascer. Dados as coordenadas Padre Angel parte em sua cruzada para salvar o mundo do tinhoso.
O filme é uma comédia satânica, como prorprio diz o cartaz. Com inteligente estrutura desde as atuações até as ótimas tomadas externas, onde é possível colocar em questão as divergências dos espanhóis em relação a urbanização, manter o velho ou erguer o novo (assisti sobre isso em documentário dias atrás antes de assistir ao filme). Iglesia desenvolve bem sua narrativa com humor e toques assustadores, a aparição do escrupiculo da mei-noite é assustadora.
Padre Angel parte para Madri e logo conhece um metaleiro satanghost (satânico) José Maria (Santiago Segura) e logo a historia de Iglesia ganha influencias quixotescas, uma vez que Dom Quixote, Padre Angel encontra seu Pancho. Outra influencia visível na formação e estrutura das interpretações é Almodôvar. Mas nada que ofusque as tiradas inteligentes de Iglesia que é considerado um diretor cult. vale lembrar que é dele Ação Mutante de 1993 e o mais recente, ao menos nas terras brasileiras, o também ótimo balada de amor e ódio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário