sábado, 20 de junho de 2020

Jan Saudek

Jan Saudek: Trapped by His Passions, No Hope for Rescue (2007)

Por Pachá


Não há como não ter simpatia por Jan Saudek, o cara é boa praça, uma espécie de Modigliani em termos de encarar a vida, mas sem o temperamento deste. Espontâneo, dotado de grande senso de humor, típico dos artistas que conheceram o pior do ser humano, e isso é relatado por ele mesmo, quando por volta dos dos 8 anos, presenciou juntamente com seu irmão gêmeo, Kaja, os horrores da segunda Guerra na qual foram mantidos em campo de concentração.

O trabalho de Jan é inconfundível, com sua temática teatral e burlesca, e pelo fato dele estar na maioria das vezes na frente da câmera, e sem dúvida alguma um dos ícones da fotografia contemporânea. Zika que é fotografo comercial, consegue extrair de Jan grande carga afetiva, quando remonta os anos em que o artista viveu em um porão por conta da ocupação soviética, a foto com seu primeiro filho subindo uma pequena colina, tudo é tão imerso em afeto, carisma, cumplicidade e desprovido de mágoas, que aliás Jan não demonstra em nenhum momento, e se há ressentimento, tristeza, ele não culpa ninguém...

A abordagem participativa demonstra que a equipe e Zika criaram uma boa intimidade com Jan, mesmo este tendo desaparecido durante um mês após iniciada as filmagens. Porém a espontaneidade de Jan confere um dinâmica excelente para a construção do doc. expondo suas memórias e processo criativo sempre com muita lucidez e de forma muito arguta. Filme indispensável para quem curte, ama, e trabalha com fotografia.




Filme na integra com legenda em português. A qualidade não é das melhores. Tentei encontrar uma versão melhor, mas não encontrei nada além dessa do youtube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário