The Most Dangerous Game (Zaroff o Caçador de vidas) é um clássico do cine fantástico, e é um dos filmes marcos da transição do cinema mudo para o cinema sonoro. Dirigido por Ernest Schoedsack / Irving Pinchel os mesmos de King Kong de 1933. Os dois filmes usaram as mesmas locações, e atriz, Fay Wray que ficou famosa pelos seus esganiçados gritos, tanto em The Most Dangerous Game quanto em King Kong.
The Most... também tem o mérito técnico de possuir cenas com teor de realismo muito acima dos padrões da época, como a cena dos tubarões devorando as vitimas do naufrágio, isso é explicado, ou melhor ao pesquisar na Internet, o Schoedsack já tinha uma grande experiência em documentários de selvas, vida marinha e tribos indígenas, dai a idéia de rodar um filme em uma ilha onde um gorila se apaixona por uma mulher. E já desde aquela época rodar dois filmes pelo preço de um era bom negócio, reduz preços e tempo, e no caso de King Kong e The Most Dangerous Game muitas cenas poderiam ser aproveitados das filmagens já feitas nos documentários de Schoedsack.
Bem mas vamos ao filme em questão. Zaroff o caçador de Vidas é uma inconsistência da civilização onde uma fera matando para sobreviver é chamado de selvagem enquanto que o homem que mata por diversão é considerado civilizado. Dentro desse ângulo um grupo de milionários que praticam a caça como hobby estão em um navio a vapor em direção a uma nova aventura, mas o navio afunda perto de uma ilha, e o único sobrevivente é o famoso caçador, Bob Rainford (Jay McCrea) que vai parar em uma ilha e nela encontra uma estranha fortaleza, na verdade uma construção portuguesa, habitado por um certo Conde Zaroff (Leslie Banks), homem de gostos sofisticados, mas que na verdade é um caçador inveterado (kraven do homem aranha saca) que acolhe vitimas de naufrágios, os alimentam, deixam-nos bem forte e dispostos e depois os caçam nas florestas e pântanos de sua pequena ilha. Nesse contexto é bem apropriado comparar Zaroff a bruxa de Joãozinho e Maria.
Zaroff cria suas prórprias regras, como um verdadeiro cavalheiro, isso porque ninguém o venceu nese jogo. As regras são, os caçados tem um dia praticamente de vantagem para fugir, e se até o nascer do sol não forem abatidos por Zaroff eles estão livres. O filme tem um pouco mais de uma hora de duração (63 min), sendo que os trinta minutos finais estão as cenas de ação, onde também é possível ver outro ponto técnico muito bem desenvolvido, com uma camera agil nas cenas de perseguição dentro da selva estilizada, algo como selva pré-histórica.
Outra questão de Zaroff é que não sendo um filme de terror, até porque Drácula com Bela Lugosi tinha estreado um ano antes, 1931, e tinha causando um certo reboliço na cena, Schoedsack cria uma atmosfera apavorante, basta ver o personagem Ivan (Noble Johnson), que juntamente com o cenário de um castelo assustador dar uma face ainda mais horrenda a esse personagem, e tenho certeza que tirou o sono de muitos jovens na década de 30 do séc. XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário