segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Le Bonheur 1964 (As Duas Faces da Felicidade )




Por Pachá

Filme de Agnés Varda que dá ao amor um olhar questionador. Até onde é preciso mentir por amor? O amor é algo natural? Até onde vai o amor e começa o moralismo? Varda disseca essas questões com uma visão poética, usando as cores do impressionismo, cada cena mais lembra uma pintura, onde Varda flutua numa atmosfera de cores primárias que alegra os olhos. Não sei se já assisti filme com tons primários tão meticulosamente trabalhados. François (Jean-Claude Druout) é um marceneiro que as imagens de Varga nos leva a crer que é feliz ao lado de sua esposa Thèrese, (Claire Druout) costureira, e os dois filhos, Pierrot e Gisou. Uma curiosidade que chama atenção logo nos nomes dos atores é que o casal era casado na vida real e os dois filhos são são seus filhos na vida real, sensacional não?


Pois bem, eles parecem felizes, suas felicidades são calcadas em subjetividade, a simplicidade do lar, a presença dos filhos e o circulo de amizades. Mas François conhece Émile (Marie-France Boyer) no posto dos correios e logo eles percebem que querem ficar juntos, François conta para Émille que é casado, ela não se importa, desde que ele fique com ela também, e assim François vai vivendo entre duas belas mulheres, amando-as igualmente, mas algo começa a consumi-lo, Thèrese precisa saber, afinal a felicidade só é completa quando compartilhada, e ele decide contá-la, em então o que parece o pacto perfeito de um felicidade a três é interrompido por um desastroso desfecho. 

Há um diálogo marcante no filme, na verdade todo o diálogo é bem estruturado, mas o trasncrito abaixo é de aquecer o coração até dos mais céticos...


“Sou livre, feliz e você não é o primeiro; me ame”, diz Émilie. “Eu conheci Thèrese primeiro, e casei com ela, e a amo, e amo você e sou feliz. Se tivesse conhecido você primeiro, teria casado com você”, diz François. 

Sé fosse possível medir e criar as cores da felicidade, creio que seria como as cores de Le Bonheur.


Cena em que François e Émille percebem que já não podem se separar. Varda cria um verdadeiro espetáculo para os olhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário