O filme de Siegel a exemplo da versão de 1946 tem como base o conto de Hemingway, porém menos fiel a este. A Trama de Siegel tem outras nuances, aqui quem corre atrás do dinheiro são dois cínicos e impiedosos assassinos, vividos por Lee Marvin e Clu Gulager.
Pouco se nota do conto de Hamingway, pois o ágil e afiado diálogo foi diluído no decorrer do filme. mas versão de Siegel tem na ação o ponto forte, a primeira cena em que os dois assassinos vão a caça do serviço dá tônica do filme.
Johnny North (John Cassavetes) é pacato professor de mecânica em escola para deficientes visuais. Ao ser avisado de que dois homens estão a sua procura e não querem conversar, não causa surpresa. Esse fato intriga o assassino Charlie Strom (Lee Marvin). O enredo e paradeiro do dinheiro é pouco a pouco desvendando pelas pistas que os dois assassinos vão colhendo com testemunhas.
É fácil notar diferença entre roteiro bem estruturado e outro com buracos. Na trama de Siegel há pontos um tanto confuso, como os assassinos ficam sabendo do tal milhão de dólares de assalto a carro dos correios pela gangue de Jack Browning (Ronald Regan), da qual faz parte sua bad girl Sheila Farr (Angie Dickson)? Sheila gosta de homens arrojados e competitivos. Conhece em autódromo Johnny North piloto arrojado de corridas de carros sports, mas pobre e sem patrocínio. Aqui temos outro ponto cego no roteiro, fica confuso saber se tudo foi planejado ou mera coincidência. Sheila envolve Johnny e logo faz proposta para realizar o tal assalto, no qual Jack precisa de piloto profissional.
Comparando personagens, Sheila 1964 vs. Kitty 1946, vivido por Ava Gardner, Sheila é mais ardilosa. Johnny vs. Ole "sueco"Andersen 1946 vivido por Burt Lancaster, Johhny é mais tempestivo. Mas ambas versões são bons exemplares de sua época e estilo.
Siegel veio a dirigir outras perolas dos filmes de ação, antes em 1956 dirigiu o ótimo Vampiros de Almas (The Invasion of body Snatchers). Em 1971 inciou a franquia Dirty Harry com Clint Estwood, em 1979 Fuga de Alcatraz também com Clint Estwood. Angie Dickson ficou mais conhecida pelo papel de Katie Miller em Dressed to Kill de Brian de Palm de 1980.
Nenhum comentário:
Postar um comentário