quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Trabalhar Cansa



Por Pachá
O longa dos diretores do “novíssimo cinema brasileiro” Juliana Rojas e Marcos Dutra tem atmosfera de cine fantástico. A trama gira em torno de casal de classe média, Helena (Helena Albergaria) e Otávio (Marat Descartes o bandidão de dois coelhos). Ela, empreendedora está em vias de abrir pequeno supermercado quando ele, Otávio diz que foi demitido. Uma crise financeira parece se desenhar, pelo menos é o que o roteiro induz, mas este fato serve apenas de cortina de fumaça para os acontecimentos que se seguem com abertura do mercado. Por mais que Helena tente contatar os antigos inquilinos do imóvel, que também tinham no estabelecimento pequeno mercado, ela esbarra em obstáculos que beiram o sobrenatural. Essa atmosfera fantasmagórica preenche toda trama.

Há também preocupação em explorar as relações de trabalho, patrão empregado, os modismo corporativos, muito bem marcada na dinâmica de grupo.  Em minha percepção essa contradição é a maior tônica do filme, mas ai entra o sobrenatural nos acontecimentos na empresa recém aberta. 

Também fiquei com impressão que roteiro se ampara por demais nas imagens para explicar alguns acontecimentos, levando espectador a tentar conectar tais ações e acontecimentos com a trama, mas em alguns casos essa conexão não existe, se há está muito sutil, mas que não fere a pegada de suspense proposta pelos diretores. Juliana que já havia experimentado o gênero fantástico no curta O Duplo. Em Trabalhar Cansa consegue juntamente com Dutra um ótimo resultado num filme que prende atenção e agrada pelo bom desenrolar da trama. Consultando algumas curiosidades do filme, o orçamento é fora dos padrões brasileiros, algo em torno de 2,4 milhões. Em contrapartida o filme foi selecionado para a mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes 2011.


Helena Albergaria -Helena
Marat Descartes - Otávio
Naloana Lima - Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário