domingo, 21 de outubro de 2012

Joyless Street 1925


Por Pachá
O filme de Georg W. Pabst é um pequeno retrato do pós I Guerra Mundial. O ano 1925 quando a Europa lutava para se erguer, tanto socialmente quanto materialmente. Dentre os países que sofreram com a nova organização política, entenda-se divisão geográfica de espaço e fronteiras, está o império Austro-húngaro que foi desmantelado pelos vencedores. Viena como cidade cultural desse império sofreu com desemprego, fome e mortes. 

A estrutura do filme de Georg é bem ousada para época, pois não se trata de uma estrutura clássica. Não há heróis, apenas vitimas das circunstâncias e o foco é o que causa a guerra a uma sociedade. O filme abre com uma cena penosa, várias pessoas, na maioria mulheres pois os homens morreram na guerra e os que sobraram estão, velhos, mutilados ou loucos. Famintas elas se dirigem ao açougueiro para conseguir restos e garantir o alimento da noite. Então passamos para uma família de classe média, os Rumfort no qual Greta Rumfort (Greta Garbo) cuida da filha e do pai com emprego no qual tem que sofrer algumas humilhações para não ser despedida. 

Em historia paralela temos Maria Lencher (Asta Nielsen) que procura maneiras para sair da situação de miséria em que se encontra. Ela sonha em casamento com Egon (Henry Stuart) um ambicioso secretário de um empresário cujo os planos para multiplicar a fortuna seduz o ambicioso Egon. Planos que levará a população ainda mais a miséria e ao desespero. Ao saber que seu pai perdeu o pouco dinheiro que lhes restavam no mercado financeiro, Greta acaba aceitando as propostas de trabalho em hotel cuja fachada esconde casa de prostituição para atender a aristocracia vienense. 

Para dar ar policial a trama , Georg insere assassinato de esposa de rico homem da cúpula de comércio exterior de Viena nesse sofisticado hotel. Esse fato acaba por entrelaçar as historias que se desenvolve ao longo do filme, que está repleta de ciúmes, ganâncias, pobreza e os instintos humanos quando a prova de sobrevivência. Mas acima de tudo o filme é uma pequena obra prima do período entre guerras que prima por exploração da arte cinematográfica que estava efervescendo com avanço da tecnologia e novas formas de contar historias em movimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário