quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mirage 1965

Por Pachá
O diretor ucraniano, Edward Dmytryk, radicado nos estado Unidos ficou mais conhecido pela adaptação de Farewell, My Lovely (Adeus minha Adorada) de Raymond  Chandler um dos papas da literatura noir. Quando filmou Miragem (mirage) em 1965 ele já contava com 30 anos de carreira como diretor, dado que lançou seu primeiro filme em 1935. No final dos anos 40 ele foi acusado de comunista pelo comitê de atividades antiamericanas. Segundo estudiosos do período, a melhor fase do cinema de Dmytryk é anterior a esse incidente.

Mirage é o dilema de Stillwell (Gregory Peck) que aos poucos descobre que sofre de uma espécie de amnésia que aparentemente dura dois anos. Tudo tem inicio num misterioso black out que ocorre no prédio em que ele trabalha. Acontecimentos e pessoas vão surgindo numa trama que leva Stillwell a procurar pelo seu passado supostamente perdido, ainda mais quando desse depende sua vida. A misteriosa Shela (Diane Baker) surge como chave desse mistério, no qual ela insiste que Stillwell deve desvendar sozinho. Em cena entra o detetive Caselle (Walter Mathau) para ajudar o herói a recuperar sua fragmentada memoria. A estrutura narrativa cumpre bem a atmosfera de suspense, com flashbacks de Stillwell que aos poucos vai juntando as peças do quebra cabeça tanto para o herói como para o próprio espectador, criando intrigante cumplicidade com o personagem na medida em que sabemos tanto quanto ele.

O roteiro é dinâmico, enxuto e bem encaixado dando interessante percepção de tempo decorrido, como se toda ação desenrolasse em tempo continuo, mas sabemos que depois da introdução da edição, o tempo tornou-se elástico para diretores e roteiristas de cinema. As atuações estão em boa sintonia com roteiro. Gregory Peck cumpre bem a trajetória do herói que sai da zona de conforto para um mundo de ponta cabeça. Walter Matthau como detetive passa forme está bem convincente, e em minha percepção a melhor atuação do filme. Kevin McCarthy com ambicioso homem de negócios a serviço do misterioso Major esta bem a vontade em papel que lembra muito a atuação em vampiros de alma, principalmente nas cenas de histerismo e tensão do desfecho da trama. Diane Baker como mulher misteriosa carece de mais sex appeal numa interpretação apática.
Para quem curte filmes antigos, recheados de suspense e reviravoltas miragem carrega todos esses ingredientes.


Gregory Peck - David Stillwell 
Diane Baker - Shela 
Walter Matthau - Ted Caselle 
Kevin McCarthy - Sylvester Josephson 
Jack Weston - Lester 
Leif Erickson - Crawford Gilcuttie 

Nenhum comentário:

Postar um comentário