sábado, 2 de novembro de 2013

L'éventreur de Notre-Dame (Exorcista Diabolico)

Por Pachá

Jess Franco tem um filmografia extensa, isso é fato. Seus filmes transitam por universos fantásticos, quase sempre com temáticas de horror e erotismo. Exorcista Diabólico (L'éventreur de Notre-Dame) de 1979 explora o lado oculto dos fetichismo. Um grupo de ricaços tem nas sessões de missas negras, encenadas teatralmente, passatempo contra o tédio. As sessões organizado pelo jornalista Pierre de Franval (Pierre Taylou) acabam sempre em orgias para divertimento dos seus ricos leitores, que o acompanha quinzenalmente, nos contos de suas revista de terror e erotismo. O grande chamariz de sua revista, são os contos do misterioso Vogel, interpretado pelo próprio Jess Franco ou Jesus Franco. Sujeito recluso, Vogel escreve com grande propriedade, cenas de torturas e exorcismo, e segundo ele, não são apenas ficções, e sim experiências vivenciadas.


Vogel é na verdade um ex-padre que fugiu do sanatório e agora comente assassinatos acreditando que esta expulsando o demônio de pecadores. Suas técnicas são tal qual as praticadas na idade média. Acreditando que o grupo de Franval está mesmo realizando atos de satanismo, Vogel passa a perseguir e assassinar os participantes. Ao passo que nutre repulsa contra os pecadores, Vogel desenvolve fixação pelas protagonistas Anne (Lina Romay) e Martine (Catherine Lafferière). 


O filme é B até o osso. Falta de continuidade, cortes inoportunos, diálogos descabidos. O no sense permeia a trama, assim como toda filmografia de Jess. Mas tudo é tão ruim que tem sua graça, um estilo que marca esse tipo de produção e que alguns filmes tentam copiar, porem sem sucesso. Pois até para se fazer algo ruim é preciso estilo. A fotografia granulado, com contrastes característicos da psciodelica década de 70 ajudam a criar esse ar de ruim com estilo. Dentro do contexto social e comportamental, há abordagem da liberação sexual, a emancipação da mulher pós movimento feminista dos anos 70. O filme abre com uma cena de sadomasoquismo entre duas mulheres, Anne e Martine. Não há pudor, as atrizes mostram tudo e a todo momento.


O DVD em questão faz parte da coleção clássicos de terror da Eurociné lançado no Brasil pela Vinny Filmes. Os DVDS podiam trazer material extra, como entrevistas, making off… mas a maioria e já possuo cinco titulos da serie, são pobres de material extra, pelo menos a qualidade das imagens foram garantidas, conforme promessas da produtora. Veja os títulos.

Já Lançados:
Crismon – A Cor do Terror (Crimson – the Color of Terror, 1976)


O Beijo do Diabo (The Devil Kiss, 1975)


O Exorcista Diabólico (Demoniac/Exorcisme, 1979)


O Lago dos Zumbis (Zombie Lake, 1981)

O Monstro do Dr. Orloff (The Invisible Dead/Orloff and the Invisible Man, 1971)

A Maldição da Vampira (Erotikill, 1973)



Massacre das Barbys (Vampire Killer Barbys, 1986)


Oasis dos Zumbis (Oasis of the Zombies, 1981)


A Queda da Casa de Usher (Revenge in the House of Usher, 1982)


A Eurociné é um estudio francés fundado em 1937 que funciona até hoje e ficou conhecido pelos seus filmes violentos, eroticos entre as décadas de 60 e 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário