quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

High and low (Céu e inferno)

 
Por Pachá

O roteiro é uma adaptação do livro noir King's Ranson do escrito americano Ed McBain. E a trama gira em torno do sequestro de um garoto, e o dilema de um alto executivo, Gondo (Toshiro Mifune) para pagar o resgate.

Kurosawa consegue criar uma atmosfera de suspense e ao mesmo tempo tecer uma dura crítica social, expondo as favelas e o submundo japonês. Os diálogos, ao menos nas legendas, são potentes e com alta cargas moral e ética dos costumes japoneses. O título já traz essa critica, no qual no alto da colina, como um monte Olimpio, vivem os ricos e poderosos e abaixo, os menos favorecidos.

A atuação de Mifune é carregada de nuances, de homem poderoso e até arrogante por conta do dinheiro, e quando se vê desprovido desse se transforma em um preocupado pai, numa humanização muito bem trabalhada pelo roteiro. Os demais personagens, também seguem esse dilema, tendo como contraponto, o antagonista, o sequestrador que arquiteta o crime por pura vingança e revolta contra o sistema que o condena e uma maneira ou outra, pelo fato de ser pobre.

A fotografia e o movimentos, seja de câmera ou dos personagens, são uma verdadeira aula de cinema, principalmente na cena do bar, quando o sequestrador é seguido por detetives. A tensão impressa nas cenas do trem, onde acontece a entrega do dinheiro para o sequestrador, é arrebatadora. No IMDB diz que a cena foi realizado no trem de Yokohama, e os takes eram únicos, pois não havia muito tempo, e que 4 vagões foram alugados para as cenas. E por ai é possível ter uma noção da segura e precisa direção de Kurosawa.

Esse filme de 1963 é tido como um dos melhores filmes de procedimentos policias, bem ao estilo dos CSI que existem hoje. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário