sábado, 17 de abril de 2010

As Musas do Rock

Por Pachá

Bandas com integrantes feminino sempre mexeu com meu consciente, pois na minha percepção tal presença vai além do sex appeal é quase um fetiche, é claro que mulher vai bem em qualquer arte, mas pensa bem, o rock sempre foi um universo patriarcal , machista, onde o homem reinou solitário deixando a mulher relegada a papel de grupies ou musas inspiradoras e dentro desses extremos ,de segundo plano, ela nunca chegava ao papel principal, a dona do palco. 


Janis Joplin foi quem quebrou o tabu e iniciou a elevação da mulher a dona do palco, ela também foi a que mais levou a sério o estilo, sexo, drogas e ronck'n Roll até sua prematura morte em 1970, logo coube a Suzi Quatro a missão de continuar o que Janis iniciou e a menina não decepcionou, pois aos 15 anos já tinha uma banda com as irmãs, lançou em 1972 seu primeiro trabalho, solo o sigle "Rolling Stone" e no ano seguinte emplacou os clássicos "Can the Can" , "Devil gate Drive" e "48 cash" entrando para o universo rock como a primeira Rock Girl de atitude e pegada genuinamente rock'n Roll. 


Ainda em meados da década de 70 surge a banda fabricada The Runaways, mas graça aos talentos das moças a banda escapa desse rótulo e conquista espaço no mainstream, em 1976 lançam seu primeiro álbum, "The Runaways" em 1977 lançam "Queens of Noise" e os primeiros sinais de divergências internas começam aparecer, e em 1980 a banda termina, e a então guitarrista e vocalista, Joan Jett que já vinha despontando como ótima guitarrista também se sentiu confiante para assumir uma carreira solo, mas não antes de fazer uma passagem pelo então já desestruturado Sex Pistols, com eles grava o fracassado "You Don`t Own me". 


Nesse momento o movimento punk já bem desgastado e sem força deixa o que seria o seu maior legado, a atitude "Do it yourself" e explosão de bandas pós punk surgem em todos os continentes, e foi a partir das cinzas do movimento punk que a mulher começa a abandonar a sua condição de segundo plano no mundo da música, e bandas como Siouxsie & The Banshees liderada pela Siouxsie Sioux, a banda Slits, Exena Cervenka singleader da banda X, Patti Smith e muitas outras que vieram ou estão por vir sofreram ou vão sofrer influências dessas bandas femininas.


Janis Joplin a eterna hippie suja, mas que tinha um talento surpreendente, acho que o esforço que ela fazia para ser feia, pois eu achava ela bonita, era proporcional a vontade de mostrar o seu talento, dona de uma voz poderosa imortalizou seu legando cantando Blues, Folk e mexeu com os sonhos dos Hippies imundos por todo o mundo.





Suzi Quatro foi a primeira mulher a fazer Rock'n Roll como gente grande, ou melhor como homem.


Joan Jett embora seja uma homo sexual assumida não perde charme e balança o imaginário dos cuecas, quem não ficava excitado com ela cantando "I Love Rock'n Roll".

The Runaways -| Torrent The Runaways 1976



Siouxsie & The Banshees

Com a morte do movimento Punk ao final da década de 70 várias bandas rotuladas de pós-punk começaram a pipocar , e nesse cenário a mulher encontrou não só seu espaço na música, como também expressão de rebeldia que transcendia o discurso filosófico e intelectual do movimento feminista iniciado ainda na década de 60.

A banda X-Ray Spex, como toda banda Punk teve sua vida curta, e como tal na época atitude era mais do que suficiente para se ter uma banda, saber tocar um instrumento era irrelevante, mas Poly, a miúda da foto, compôs belas letras punk que embalou os sonhos dos adolescentes de sua época.

Germ Free Adolescent
I know your antiseptic
Your deodorant smells nice
I’d like to get to know you
You’re deep frozen like the ice

-chorus-
She’s a germ free adolescent
Cleanliness is her obsession
Cleans her teeth ten times a day
Scrub away scrub away scrub away
The S.R. way….

You may get to touch her
If your gloves are sterilised
Rinse your mouth with listerine
Blow disinfectant in her eyes

-chorus-
Her phobia is infection
She needs one to survive
It’s her built-in protection
Without fear she’d give up and die

-chorus-
She’s a germ free adolescent
Cleanliness is her obsession
(x4)
Cleans her teeth ten times a day
Scrub away scrub away scrub away
The S.R. way…


Torrent X-Ray Spex



Beleza percebida não é o forte de Patti, digo, beleza física, sua beleza transcende o invólucro que comporta nosso exterior, sua beleza está na simplicidade de captar o belo e o sublime contido nas palavras de sua poesia, de sua música, poetisa e música que é, lançou um disco fantástico, Horses, em 1975. Patti está mais para um Folksinger do que Rockgirl, mas suas músicas e letras têm a fúria da energia punk.

Torent Patti Smith - Horses 1975


Debbie Harry a loirinha endiabrada do banda Blondie, que embelezava a cena punk norte americana na década de 70, em 1976 lançam o disco Blondie, nome tirado dos comentários de motoristas que sempre que viam a loirinha, gritavam Hey Blondie! vale lembrar também que a beldade atacou de atriz e participou do filme de David Cronenberg, Videodrome.


Torrent Blondie - Blondie 1976


Cerrys da banda catatonia é um boa representante, sexy e talentosa foi a grande responsável pelo carisma da banda.


Para não faltar uma representante brazuca, temos a Syang que tocou em uma banda power metal P.U.S (porrada ultra sonora ou suicida, já não lembro mais).

A gatinha acima, Cat Power, (batismo Charlyn Marie Marshall) a voz mais cultuada no universo indie, também não poderia ficar de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário