quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Masculin-Feminin 1966

Por Pachá
Masculino e feminino é um dos filmes expoente da nouvelle vague. Godard tece uma explicita critica a sociedade consumista francesa dividida entre Marx e coca-cola, é bem verdade que essa falta de engajamento politico revolucionário transformador é latente na mulher, segundo a visão de Godard, onde as personagens femininas são os exemplos de consumo, onde o centro do universo são elas mesmas, e palavras como democracia, reacionários, proletariado e conflitos de classes não lhe dizem respeito. 

O elenco conta com alter ego de Truffaut Jean-Pierre Léaud no papel de Paul a gatíssima  e cantora de yé-yé Chantal Goya no papel de Madeleine por quem Paul é apaixonado. 

A técnica de Godard em movimentar e posicionar a câmera é outro encanto a mais do filme, as cenas de entrevistas, principalmente as de Paul onde a câmera é posicionada em uma direção apenas, impulsionou a forma como os documentários são feitos até hoje. E creio que onde é melhor percebido esse posicionamento de câmera é a cena da "Garota 19". 

O filme tem áurea de expectativa transformadora que seria consumada com os eventos de 1968, filmado por Bertolucci em "Os Sonhadores". Godard capta com com grande riqueza de detalhes esses período transitório da Europa, socialismo x capitalismo.
 

Jean-Pierre Léaud Paul
Chantal Goya Madeleine
Marlène Jobert Elisabeth
Michel Debord Robert
Catherine-Isabelle Duport Catherine-Isabelle
Eva-Britt Strandberg Ela
Birger Malmsten Ele
Brigitte Bardot Jovem
Françoise Hardy Companheira do Oficial americano
Yves Afonso Homem que se suicida
Henri Attal Homem beijando outro homem
Antoine Bourseiller Jovem
Chantal Darget Mulher no Metrô
Dominique Zardi Jovem de 19 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário