Por Pachá
Quando mais execramos os filmes (sem criatividade) de adolescentes estúpidos morrendo nas mãos de seres abomináveis, sádicos, para ao final um dos jovens, geralmente o mais fraco ou introspectivo, descobrir força que ele mesmo desconhecia derrotar os malvados, mais o cinema parece trabalhar sobre o tema, isto não é clichê, está apoiado em estudos de neurociência, quem já participou de teste da janela de Johari sabe do que falo. Pois bem, é ai que o filme de Drew Goddard ganha pontos, pois o que ele faz é justamente uma sátira a esses filmes, porém com profundo senso de propriedade do tema com cavalares doses de humor negro.
A trama é usual, cinco jovens aparantemente sem muito em comum (obvio!) tem a possibilidade de experiências trancendentais através das drogas e sexo durante fim de semana em lugar de segurança duvidosa. Dai o que não falta é previsibilidade e piadas. Mas já no começo há algo intrigante, algo como uma experiência para desenvolvimento de novos produtos, mais uma vez a neurociência atuando a favor do mercado de consumo, quando vemos cientistas, salas de laboratório nos levando a admitir a possibilidade de um jogo sádico, ainda mais quando há apostas envolvidas. Mas o sangue, dor e sofrimento na trama de Goddard está a favor de um bem maior, que nos é apresentado apenas no final e por esse é vários outros aspectos o filme é um suspiro para o gênero terror, assombrado por espíritos errantes, vampiros sem estilo e toda falta de criatividade que se possa imaginar. The cabin in the Wood no Brasil o segredo da cabana (poderia se pior), é uma profusão de filmes de terror, que fique registrado, os melhores em minha percepção, a começar por evil dead, creio ser este o mais lembrado. Mas é possível ver conotações com, Massacre da Serra elétrica, preste atenção no gigante com a armadilha de urso, é ou não é o leatherface? E o que dizer do sujeito segurando uma esfera cheia de combinações a exemplo do cubo de Hellraiser e seus cenobitas?
As atuações estão corretas, temos carinhas já conhecidas, mas na formação do elenco não deveriam ser tão conhecidas, dado que o filme custou a ser finalizado. O ator australiano Chris Hemsworth (Thor) no papel do atleta Curt. Tem também a gatinha pura e sonhadora Dana (Kristen Connoly), a sexy Julles (Anna Hutchison) e Fran Kranz no papel de Marty o bobo da corte e por fim o virtuoso, ético Holden (Jesse Williams). Para quem curti o gênero tem como referencia os filmes da década de 80 vai se esbaldar assistindo segredo da cabana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário