O sistema
socialista stalinista é sem duvida uma fonte inesgotável para o cinema do leste
europeu, vide o cinema contemporâneo romeno, onde o tema é sempre presente. O
segundo filme de Kusturica retrata sob a ótica de um garoto de 6 anos, Malik
(Moreno D'E Bartolli) a condição sócio político da Iugoslávia ao final do
governo do Marechal Tito entre os anos de 1948 e 1955. Do ponto de vista
narrativo, nada muito original colocar como narrador uma criança, do mesmo ano
temos o ótimo Minha vida de cachorro, mas é sempre uma forma comovente de se
olhar o passado e ao mesmo tempo reforçar a esperança no futuro. Quando Miki
(Predrag Manojlovic) é preso, a seus filhos é dito que ele vai sair em viagem
de negócios, quando na verdade passará temporada em prisão de trabalho
forçado. E tudo por uma inocente critica a charge no jornal no qual coloca em
duvida sua fidelidade ao partido. “ ...Eles foram longe demais...” e com
essa frase ele é afastado da mulher e filhos. Um ponto muito importante, sob as
lentes da historia, é o período em que foi filmado, cinco anos após morte de
Tito, este que foi um dos estadistas mais idolatrado pelo povo (perde apenas
para Stalin no que diz respeito a entrega de um povo a seu lider), pois nunca é
demais resgatar o discurso histórico. Tito ao romper com Moscou por não
compactuar com muitas das posições ideológica de Stalin, tem completo apoio do
povo, levando Iugoslávia a posição de único pais europeu (comunista) cuja
posição ocorreu sem apoio de Moscou. E ai, a guerra fria juntamente com as
estratégias americanas de frear o comunismo se encarregaram do resto...
O drama da família
de Malik se desenrola sob seu inocente olhar, onde a preocupação maior do pequerrucho é uma bola de couro. Com ausência do pai Malik desenvolve
sonambulismo, mais uma preocupação para sua mãe, como se não bastasse as
privações impostas pelo regime, ainda sofre humilhação de saber que o marido
tinha uma amante. Kusturica trata, ainda que de forma sutil, através do drama
de uma criança questões caras aos povos dos Bálcãs, que é a identidade, do
simbolismo de espaço territorial, já que os conflitos vem alterando os limites
dos territórios da região desde formação do império Otomano, intensificado no
inicio do séc. XX insuflado pelo nacionalismo, revanchismos e atritos religiosos
entre cristãos ortodoxos, católicos e mulçumanos. Mas as mazelas e degradações
imposta pela vida e convívio em sociedade se tornam poéticas quando
mostradas pelos olhos de uma criança. As dores, as descobertas, as
experiências, o aprendizado que só a pureza da infância pode proporcionar em
nuances que se perdem na fase adulta. As cenas de circuncisão e do primeiro
amor são arrebatadoras.
Kusturica que é um
dos poucos diretores no hall de duplos premiados pela palma de ouro em Cannes,
com; Quando papai saiu em viagem de negócios de 1985 e repetindo
feito dez anos depois com Underground Mentiras de Guerra. O sujeito além
de diretor e ator, ainda tem tempo para seu projeto musical, a No Smoking
Orchestra.
FILMOGRAFIA
L'affaire
Farewell, 2009
Maradona
by Kusturica, 2008
Promise
Me This (Zavet) 2007
A vida
é um milagre (Život je čudo), 2004
Super
8 Stories, 2001, documentário
Gato
preto, gato branco (Crna mačka, beli mačor), 1998
Underground
- Mentiras de Guerra (Underground), 1995
Arizona
Dream, 1993
O
Tempo dos Ciganos (Dom za vešanje), 1988
Quando Papai Saiu
em Viagem de Negócios (Otac na službenom putu), 1985
Você se lembra de
Dolly Bell? (Sjećaš li se, Dolly Bell), 1981
Bar Titanic (Bifet
Titanik), 1980
As noivas estão
chegando (Nevjeste Dolaze), 1979
Guernica, 1978, curta-metragem
Nenhum comentário:
Postar um comentário