domingo, 10 de fevereiro de 2013

Quando Papai saiu em Viagem de Negocio 1985

Por Pachá

O sistema socialista stalinista é sem duvida uma fonte inesgotável para o cinema do leste europeu, vide o cinema contemporâneo romeno, onde o tema é sempre presente. O segundo filme de Kusturica retrata sob a ótica de um garoto de 6 anos, Malik (Moreno D'E Bartolli) a condição sócio político da Iugoslávia ao final do governo do Marechal Tito entre os anos de 1948 e 1955. Do ponto de vista narrativo, nada muito original colocar como narrador uma criança, do mesmo ano temos o ótimo Minha vida de cachorro, mas é sempre uma forma comovente de se olhar o passado e ao mesmo tempo reforçar a esperança no futuro. Quando Miki (Predrag Manojlovic) é preso, a seus filhos é dito que ele vai sair em viagem de negócios, quando na verdade passará temporada em prisão de trabalho forçado. E tudo por uma inocente critica a charge no jornal no qual coloca em duvida sua fidelidade ao partido. “ ...Eles foram longe demais...” e com essa frase ele é afastado da mulher e filhos. Um ponto muito importante, sob as lentes da historia, é o período em que foi filmado, cinco anos após morte de Tito, este que foi um dos estadistas mais idolatrado pelo povo (perde apenas para Stalin no que diz respeito a entrega de um povo a seu lider), pois nunca é demais resgatar o discurso histórico. Tito ao romper com Moscou por não compactuar com muitas das posições ideológica de Stalin, tem completo apoio do povo, levando Iugoslávia a posição de único pais europeu (comunista) cuja posição ocorreu sem apoio de Moscou. E ai, a guerra fria juntamente com as estratégias americanas de frear o comunismo se encarregaram do resto...

O drama da família de Malik se desenrola sob seu inocente olhar, onde a preocupação maior do pequerrucho é uma bola de couro. Com ausência do pai Malik desenvolve sonambulismo, mais uma preocupação para sua mãe, como se não bastasse as privações impostas pelo regime, ainda sofre humilhação de saber que o marido tinha uma amante. Kusturica trata, ainda que de forma sutil, através do drama de uma criança questões caras aos povos dos Bálcãs, que é a identidade, do simbolismo de espaço territorial, já que os conflitos vem alterando os limites dos territórios da região desde formação do império Otomano, intensificado no inicio do séc. XX insuflado pelo nacionalismo, revanchismos e atritos religiosos entre cristãos ortodoxos, católicos e mulçumanos. Mas as mazelas e degradações imposta pela vida e convívio em sociedade se tornam poéticas quando mostradas pelos olhos de uma criança. As dores, as descobertas, as experiências, o aprendizado que só a pureza da infância pode proporcionar em nuances que se perdem na fase adulta. As cenas de circuncisão e do primeiro amor são arrebatadoras.
Kusturica que é um dos poucos diretores no hall de duplos premiados pela palma de ouro em Cannes, com;  Quando papai saiu em viagem de negócios de 1985 e repetindo feito dez anos depois com Underground Mentiras de Guerra. O sujeito além de diretor e ator, ainda tem tempo para seu projeto musical, a No Smoking Orchestra.

FILMOGRAFIA

L'affaire Farewell, 2009
Maradona by Kusturica, 2008
Promise Me This (Zavet) 2007
A vida é um milagre (Život je čudo), 2004
Super 8 Stories, 2001, documentário
Gato preto, gato branco (Crna mačka, beli mačor), 1998
Underground - Mentiras de Guerra (Underground), 1995
Arizona Dream, 1993
O Tempo dos Ciganos (Dom za vešanje), 1988
Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios (Otac na službenom putu), 1985
Você se lembra de Dolly Bell? (Sjećaš li se, Dolly Bell), 1981
Bar Titanic (Bifet Titanik), 1980
As noivas estão chegando (Nevjeste Dolaze), 1979
Guernica, 1978, curta-metragem

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