terça-feira, 27 de setembro de 2016

Jogo da Vida 1977


Por Pachá
Baseado no conto Malagueta, Perus e Bacanaço de João Antônio, o Jogo da Vida acompanha a rotina de três malandros que vivem de pequenos golpes nas mesas de bilhar da lapa paulistana. 

Perus (Gianfrancesco Guarnieri) é taco firme, acha que sua habilidade na mesa de bilhar pode lhe render mais do que o salário de operário. Malagueta (Lima Duarte) é um sem teto que também sabe encaçapar bolas e também os otários. Bacanaço (Maurício do Vale) é o patrocinador, que já viveu de golpes maiores mas agora vive da pequena micharia desses golpes.

O filme nem de longe tem a força do conto, de João Antônio que também assina o roteiro, mas retrata bem a trajetória dos personagens arrivistas que esperam muito da vida fazendo pouco, seja por opção ou por necessidade.

A câmera de Dib Lutfi aliada as locações dá conta do cenário desesperançoso dos três personagens, de uma São Paulo apressada, notívaga onde no interior dos clubes de sinucas transcorre  um universo a parte, do jogo jogado como bem repete o tempo todo Malagueta. As interpretações são bem desenvolvidas, Lima Duarte sempre versátil, encarna com maestria o personagem Malagueta. Gianfrancesco convence como Perus, um cidadão egoísta, e até misógino. Maurício do Vale também está perfeito como rufião, malandro, de terno e lábia.

A trilha sonora é de Aldir Blanc e João Bosco. O jogo da Vida é um belo exemplo do cinema marginal, ainda que tenha rostos conhecidos da televisão.




2 comentários:

  1. Tenho um canal no YouTube com mais de 500 filmes nacionais e crescendo. Se quiser divulgar os links em seu blog, eu agradeço.

    ResponderExcluir
  2. https://youtube.com/channel/UCz-g0LCegxqGIbjFaRdOXxA. O link do meu canal. Somente filmes nacionais

    ResponderExcluir