quarta-feira, 21 de setembro de 2016

The Killers 1946

Por Pachá
Há um conto de Ernest Hemingway, The Killers escrito em 1920, que deu origem a dois filmes, este de 1946 dirigido por Robert Siodmak com roteiro de Anthony Veiller e Killers de 1964. E creio que há também um versão de Tarkovsky de 1956, um curta que é seu primeiro trabalho no cinema. O enredo é sobre paradeiro de um milhão de dólares de certo assalto. Ole "sueco"Andersen vivido por Burt Lancaster vive modestamente em quarto de pensão quando é recebido por dois homens que o mata. Os agentes de seguro ao investigar, ficam incomodados pela atitude de Andersen que além de não ter fugido, agiu como se aguardasse chegada dos assassinos.

A trama do filme é desenrolada pelos investigadores do seguro, que ao tentar descobrir paradeiro do dinheiro vão montando intrigante quebra cabeça a partir dos relatos dos membros da gangue em especial a sedutora Kitty Collins interpretada por Ava Gardner. 

Não há informação se Hemingway botou mão no roteiro, mas cena inicial do bar, no qual os dois assassinos esperam para abordar Andersen está bem fiel ao conto. Este conto tem estilo marcante, pois há apenas diálogos, não há narração ou pensamentos dos personagens, há apenas ação, dai a facilidade para transpor pra tela. A estrutura narrativa é complexa, fragmentada que vão se juntando, mas a trama não entrega de graça, requer atenção do espectador.
Tecnicamente os assassinos é um excelente exemplar de noir, fotografia bem cuidada no equilíbrio dos cinzas e sombras. A interpretação de Lancaster é convincente, embora nota-se certa insegurança, mas há entrega no personagem atormentado pelo dúvida no amor de mulher imprevisível. Logo em seu primeiro trabalho ele, Lancaster, contracena com atriz de alto calibre. Ava já gozava de enorme prestigio não só profissional como simbolo sexual. Sua atuação é o que se espera de bandida com atitudes de apaixonada moça.


Burt Lancaster .... Ole "Sueco" Andersen / Pete Lund
Ava Gardner .... Kitty Collins
Edmond O'Brien .... Jim Reardon
Albert Dekker .... Big Jim Colfax
Sam Levene .... Tenente Sam Lubinsky
Vince Barnett .... Charleston
Virginia Christine .... Lilly Harmon Lubinsky
Charles D. Brown .... Packy Robinson
Jack Lambert .... "Dum-Dum" Clarke
Donald MacBride .... R.S. Kenyon
Charles McGraw .... Al
William Conrad .... Max
Phil Brown .... Nick Adams
Queenie Smith .... Mary Ellen Daugherty
Jeff Corey .... "Blinky" Franklin
Harry Hayden .... George
Bill Walker .... Sam
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário