segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Novo Rock`n Roll

Por Pachá
Certa vez navegando pelo site
Scream & Yell me deparei com uma matéria sobre o assunto, não me recordo o autor, o fato é que embora não tenha participado do forum, fiquei uns bons dias pensando a respeito, o novo Rock'n Roll, e como acontece nessas ocasiões, algumas "coincidências" se fazem presente, primeiro porque eu tinha acabado de ler o livro "O guia do Rock" do autor francês Phillipe Bouchey e segundo porque vinha comentando com um amigo no trabalho o rumo do neo rock, e em certa vez eu disse, que o Rock`n Roll como toda arte que perdura no tempo e no espaço , está se reinventando, e o rock na experiência de mais de meio centenário, passa por mortes e renascimentos, mas sem perder a sua estética apaziguadora no preenchimentos das lacunas de espíritos e mentes esvaziados pelo ritmo de um mundo cada vez mais sem sentido, globalização, consumo exacerbado, economia do espetáculo, cinismo e indiferença.

Meu amigo sempre dizendo que o rock morreu! Putz! tenho escutando isso há pelo menos duas décadas, o que defendo é que se depender de alguns, e ai entenda-se bandas, cantores, ouvintes, fãs etc, sim o rock nunca vai renascer, pois para esses pseudos rockers, esses garotinhos e garotinhas fivelinhas cluber o rock nunca existiu, muito menos morreu e faço das palavras do Beatle Lenon as minhas, "os ignorantes não sentem dor" sim, é verdade a ignorância proporciona felicidade, sei que sexo, drogas e rock'n roll é o lema do rock, isso é filosofia de vida, mas mesmo esses possui o senso de estética bem sóbrio no momento de fazer sua arte, compor música, tocar com a banda, mas para os espiritos realmente vazio por natureza que acha que rebeldia é banalizar tudo, o que posso dizer para esses pobres diabos é que eles devem procurar rever seus conceitos de bom rock, e não se deixar levar pelo espetáculo ganancioso, inepto, pelo comercial da melhor banda do ano, mês, semana, pois esse é o papel das grandes produtoras, gravadoras, vender um produto, não importa o quão volúvel seja, pois o compromisso com arte foi trocado em prol do lucro, entendo que os investimentos são altos, mas porque os lucros tem que ser estratosféricos? e ai meu chapa, o que se vê é uma enxurrada de bandas catapora, só dá uma vez e aquelas que encontraram a fórmula exata de fazer dinheiro se dizendo rock, é bom que fique claro que não acredito que necessariamente uma banda de rock boa não faça dinheiro, creio sim que tem muitas bandas e artistas bons fazendo rock bom, mas estão fazendo o que entende que é música boa, dentro de uma proposta estética onde o compromisso comercial é apenas consequência, a coroação de um trabalho onde as influências exteriores se soma as inquetações internas e não uma pasteurização. 

Mas como dizia também Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra, pois o mau gosto sempre atinge a maioria, nunca a minoria, e isso me assusta pois o padrão pode se inverter. Antes que me acusem de verborrágico, o conteúdo de minha opinião a respeito do rock, foi formada a partir de minhas percepções como, fã de rock, consumidor de rock, leitor de rock e se o mesmo é vazio ainda sim é meu e para mudá-lo, sim, estou disposto a mudá-lo, mas os argumentos para tal terão que ser muito convincentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário